Desfile conscientiza sobre combate ao câncer de mama

Evento é promovido pelo curso de Design de Moda da Estácio, em parceria com a Ascomcer


Por Tribuna

29/10/2019 às 15h47

Será realizada, nesta quarta-feira (30), a terceira edição do Desfile Outubro Rosa, promovido pelo curso de Design de Moda do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora em parceria com a Ascomcer. O evento está marcado para as 18h30, no Santa Cruz Shopping, com a finalidade de encerrar o mês dedicado à prevenção do câncer de mama. Com o tema “Meu turbante é minha coroa”, o desfile irá apresentar looks nos quais o carro-chefe serão os  turbantes confeccionados no Ateliê de Moda da instituição.

Cerca de dez pacientes em tratamento e modelos parceiras vão desfilar utilizando os turbantes produzidos pelos estudantes. Historicamente, esses adereços são considerados símbolos de resistência e de empoderamento. Além das peças que serão usadas no desfile, outras 30 deverão ser entregues à Ascomcer como doação.

De acordo com a professora do curso, Aline Firjam, a importância desse trabalho está ligada à autoestima e ao acolhimento das pacientes. “Elas se sentem abraçadas e valorizadas. Isso é muito importante e faz muita diferença”, ressaltou a docente, por meio da assessoria da Estácio.

Os tecidos usados para a feitura dos turbantes foram doados pela empresa Hill Store. Nos corredores da Estácio Juiz de Fora, foi grande a empolgação de quem trabalhou na confecção das peças. A estudante Isadora Rezende destacou a importância da promoção e participação no evento. “É uma forma de chamar a atenção. Vão ter olhos voltados para aquilo ali. Levar mais ajuda em relação ao cuidado, à prevenção, o que é muito importante. Não é só o que está sendo confeccionado”, disse por meio da assessoria.

Já a estudante Lisia Azevedo observa que a moda tem potencial para auxiliar no tratamento. “É uma ação que mexe muito com a autoestima da mulher. Retornar um pouco dessa autoestima é muito gratificante. É ver o que você faz impactando positivamente uma pessoa”, afirmou também por meio da assessoria.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.