DCE promove Semana de Combate às Opressões
Começa nesta terça-feira (30) e segue até a próxima quinta-feira, 1º de setembro, a Semana de Combate às Opressões na Universidade. O evento é realizado pelo DCE da UFJF. A proposta é discutir os direitos, buscando garantir o espaço para permanência das minorias da universidade. Na programação, rodas de conversa, música e oficinas com enfoque no combate ao machismo, à LGBTTI fobia e ao racismo. As atividades serão realizadas na Ágora e no espaço do entorno da Reitoria, com início às 15h.
De acordo com a coordenadora de movimentos sociais do DCE, Leda Mendonça, a importância da discussão do tema se deve ao cenário de exclusão e de segregação presente na sociedade, que se converte ao ambiente universitário. “Infelizmente, há muito tempo estamos lidando com casos cada vez mais graves e constantes de assédio e violência dentro da universidade. Tão importante quanto acompanhar, dar auxílio às vítimas e garantir que estes casos sejam devidamente processados, é levar conhecimento para que todas e todos sejam empáticos com a realidade do outro e com as opressões que este sofre, e, mais do que isso, que as vítimas saibam que não devem aceitar caladas aquilo que lhes é imposto.”
No primeiro dia, as atividades englobam a discussão sobre os direitos das mulheres, incluindo as dificuldades de mães e negras. Duas oficinas serão realizadas: Morando sozinha e Defesa Pessoal. No segundo dia, as ações se referem ao combate à LGBTTI fobia. Na programação, oficina de drag queens, roda de conversa sobre o mercado de trabalho e preconceito na sala de aula. Finalizando a semana, na quinta-feira, as atividades terão enfoque sobre o racismo, debatendo sobre a questão das cotas e o racismo à brasileira, com a oficina de turbantes. Os interessados não precisam fazer inscrições prévias.
30 de agosto – Contra o machismo
15h – Mulheres negras na universidade – inserção, problemáticas e empoderamento
16h – Oficina sling e vivência de yoga para gestantes, mamães e bebês
17h40 – Oficina “Morando Sozinha”
18h30 – Oficina “Defesa Pessoal”
Intervalos: Discotecagem – DJ Joice
31 de agosto – Contra a LGBTTIfobia
15h – Oficina de Drag Queens
17h10 – Roda de conversa sobre o “Libera meu xixi” e a situação das pessoas trans na sociedade
18h10 – Roda de conversa: Mercado de trabalho para mulheres lésbicas em meios dominados por homens
19h20: Oficina: “Realidade LBTTI dentro da sala de aula”
Intervalos: DJ Lucas Sidrach
1º de setembro – Contra o racismo
15h – Roda de conversa: cotas para quem?
16h50 – Discotecagem com DJ Ponciano e troca de vivências
17h30 – Oficina de turbantes e roda de conversa sobre apropriação cultural
19h10 – Oficina: “racismo à brasileira”