Zona Nordeste recebe Dia D de campanha contra a dengue

PJF vai recolher objetos que podem acumular água parada e que contribuem com o aumento da disseminação da dengue em sete bairros da região


Por Nathália Elis Fontes*

29/02/2024 às 11h37

Neste sábado (2), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) vai realizar o Dia D de enfrentamento à dengue, zika e chikungunya nos bairros Filgueiras, Grama, Granjas Bethânia, Granjas Triunfo, Parque Guarani, Vila dos Sonhos e Vila Montanhesa, na Zona Nordeste da cidade. O objetivo é eliminar objetos que podem acumular água parada e que, portanto, contribuem com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças. Os materiais recolhidos vão ser doados pela PJF às associações de catadores de materiais recicláveis.

Os moradores podem deixar na porta de suas residências objetos como latas, recipientes plásticos, garrafas, pneus, pias e sucatas. Os caminhões e equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) vão realizar o recolhimento dos materiais entre 8h e 14h. É preciso que os moradores deixem os objetos na rua apenas na data escolhida para a retirada do Demlurb. A PJF ressalta também que não faz parte da ação o recolhimento de resíduos como móveis antigos, restos de obra, madeira e outros.

Ainda de acordo com a Administração municipal, as equipes do Boniteza se reúnem semanalmente para vistoriar os bairros da cidade, realizar visitas domiciliares, notificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e realizar o recolhimento de entulhos. A ação destaca a importância das visitas domiciliares como parte do tratamento focal, já que a maioria dos focos do mosquito se encontram dentro dos imóveis.

 

Como denunciar focos de dengue? 

A população pode realizar denúncias anônimas sobre locais de focos do mosquito da dengue, o Aedes aegypti, em Juiz de Fora através do site JF Contra o Aedes. O sistema pode ser acessado em qualquer navegador.

As denúncias também podem ser feitas pelo WhatsApp, no número (32) 98432-4608, ou pelo e-mail dengue@pjf.mg.gov.br. Além disso, qualquer um dos 11 postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) recebem essas reclamações. 

dengue mutirao zonanordeste
Caminhão recolhendo os materiais no mutirão contra a dengue (Foto: Divulgação/ PJF)

 

*Estagiária sob a supervisão do editor Bruno Kaehler

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

noscript
X