Acidente com ônibus
Atualizada às 22h20
Pelo menos 16 pessoas ficaram feridas sem gravidade em um acidente com o ônibus da linha 205 (Santa Paula), da Viação Ansal, no início da noite desta segunda-feira (28), por volta das 18h45, no Bairro Bonfim, Zona Leste. O coletivo estava cheio no momento em que o motorista perdeu o controle da direção na Rua Barão do Retiro, subiu a calçada e bateu no muro, entre uma loja de bicicletas e uma igreja evangélica, na altura do número 585. Todos os feridos eram passageiros do ônibus, que seguia na direção Centro/bairros. O trânsito na via ficou fechado durante os atendimentos aos feridos.
Os primeiros sete socorridos pelo Samu e pelo Resgate do Corpo de Bombeiros foram levados para o Hospital de Pronto Socorro (HPS). Uma passageira, com plano de saúde, foi encaminhada para a Santa Casa. No momento em que a reportagem estava no local, por volta das 20h30, outras seis pessoas ainda aguardavam para serem levadas para atendimento médico. Outros passageiros, de acordo com a tenente Nágela Lamim, dos Bombeiros, se deslocaram por meios próprios aos hospitais, antes da chegada dos socorridas.
De acordo com o auxiliar administrativo Eliton Souza, 23 anos, que estava no local e enviou fotos do acidente para o WhatsApp do jornal, havia uma mulher grávida entre os feridos. Segundo ele, um acidente semelhante ocorreu no mesmo local há cerca de cinco anos. A dona de casa Zélia Machado, 66, disse que o barulho do impacto foi muito grande, o que assustou os vizinhos.
Técnicos da Defesa Civil foram acionados para avaliar se a edificação havia sido danificada. De acordo com o engenheiro Walter de Melo, apesar do impacto, a estrutura não foi abalada. No entanto, ele iria aguardar a conclusão dos trabalhos da perícia técnica da Polícia Civil para fazer uma avaliação mais precisa. Até as 21h, os técnicos ainda estavam no local.
Por volta das 22h, o gerente da Ansal, Vanderlei do Amaral, disse à Tribuna que a empresa vai aguardar os dados da perícia para se posicionar e também a avaliação do ônibus, que será feita na manhã desta terça (29) por pessoal da própria viação. Amaral também informou que o motorista do veículo será ouvido, o que não foi possível em função de seu estado emocional após o acidente. “Nossa prioridade agora é dar atendimento aos feridos”, destacou.