Cesama mantém rodízio de água por mais uma semana
O rodízio no abastecimento de água será mantido em Juiz de Fora por pelo menos mais uma semana. A informação foi divulgada na tarde desta quinta-feira (27) pela Cesama, que levou em consideração o fato de as precipitações em todo o ano estarem atípicas e pela necessidade de recuperar a Represa de João Penido. Segundo levantamento feito nesta quinta pela companhia, o manancial está com 24,5% de sua capacidade de armazenamento, o que ainda é preocupante, embora melhor do que em semanas anteriores. Outra novidade é que a Represa de São Pedro voltou a acumular água, e está em 22,5% da capacidade. Já a recém-inaugurada Chapéu D’Uvas tem 39% de preenchimento, e, no Ribeirão do Espírito Santo, um manancial de passagem, foi observado aumento na vazão da água retirada a cada segundo. Embora o mês de novembro possa terminar com acumulado de chuvas próximo ou superior à média histórica do período, a Cesama continua no alerta pela necessidade do uso consciente do recurso. As últimas precipitações, aliás, já resultaram em ocorrências na Defesa Civil.
De acordo com o diretor presidente da companhia, André Borges de Souza, a possibilidade de estender o rodízio, a partir de agora, será avaliada semanalmente. “Precisamos ter certeza que as chuvas serão contínuas para a recuperação dos nossos mananciais. Fato é que, com toda esta atipicidade das precipitações, estamos conseguindo manter o abastecimento em toda a cidade, só com problemas pontuais. Até na Cidade Alta a água está chegando, mesmo com o rodízio”, avaliou, informando que a economia média desde o começo do rodízio, no início de outubro, é de 6%.
[Relaciondas_post]
Volume de chuvas
Até o início da noite desta quinta, a Estação Automática do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia registrado acumulado de 162 milímetros de chuvas no mês de novembro, sendo 101 somente esta semana. O índice é próximo dos 199 milímetros da média histórica, que leva em consideração os registros dos últimos 30 anos. Aviso meteorológico divulgado nesta quinta, pelo próprio Inmet, informa da possibilidade de acumulado significativo de precipitações nesta sexta-feira nas regiões Noroeste, Triângulo, Alto Parnaíba, Oeste, Sul, Metropolitana, Rio Doce, Campos das Vertentes e Zona da Mata. A previsão é que a instabilidade permaneça no sábado.