Ação de combate e prevenção à Hanseníase é realizada no PAM-Marechal


Por Juliana Netto

27/01/2016 às 13h06

hanseniase-olavo
Equipe atuou com atividades educativas, além de prestação de esclarecimentos sobre a doença (Foto: Olavo Prazeres)

O Centro de Referência em Reabilitação de Hanseníase da Zona da Mata Mineira do Hospital Universitário (HU), realizou, na manhã desta quarta-feira (27) a campanha anual de conscientização sobre a hanseníase, no PAM-Marechal, no Centro. A ação compõe a Semana Mundial de Combate à Hanseníase, instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

No local, estiveram equipes de referência no combate à hanseníase, com a participação de residentes multiprofissionais em saúde do adulto e da residência médica em dermatologia, com o apoio da Sociedade Brasileira de Hansenologia e da Secretaria de Saúde do Estado (SES). A Hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente é o Mycobacterium Leprae (M.Leprae). Os principais sintomas são aparição de manchas nos nervos do corpo e a perda da sensibilidade nas partes infectadas.

Em Juiz de Fora, existem dois centros de referência que contam com equipes multidisciplinares para atender os casos da doença, localizados no PAM-Marechal e no HU.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.