Gil regulariza pagamento de salários e trabalhadores cancelam greve

Categoria ainda aguarda regularização de benefícios, que deve acontecer até a próxima quinta-feira


Por Tribuna

26/10/2020 às 12h58- Atualizada 26/10/2020 às 18h34

Após ameaça de nova paralisação para o domingo (25) por parte dos funcionários, a empresa Goretti Irmãos Ltda. (Gil) teria pago os vencimentos atrasados. Por isso, ao menos por ora, está cancelado o movimento grevista previsto para esta semana. A mudança de rota foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Juiz de Fora (Sinttro-JF), que ainda aguarda a regularização de benefícios complementares aos salários, ainda em atraso.

Em contato com a reportagem por meio de assessoria, o Sinttro informou que o pagamento da parcela restante do salário foi feito no final da última semana. Apesar de permanecer com benefícios atrasados, os trabalhadores optaram por aguardar a quitação pela Gil, que está prevista para a próxima quinta-feira (29). Uma assembleia na sexta-feira passada deliberou por cancelar o movimento.

Greve da GIL teria início no domingo

A intenção de deflagrar greve a partir de domingo foi anunciada pelo próprio Sinttro na última semana. Até aquele momento, conforme o sindicato, a Gil não teria respeitado decisão da 1ª Vara do Trabalho de Juiz de Fora. Nela, havia a concessão da tutela de urgência, determinando o pagamento dos salários dos trabalhadores da Gil, de setembro, em cinco dias úteis. O descumprimento da norma estava sujeito a multa diária de R$ 5 mil.

A decisão do sindicato, então, era por iniciar a greve de acordo com a legislação vigente. Ou seja, mantendo 30% do efetivo em atividade para assegurar a manutenção de serviços essenciais. No entanto, no início da manhã desta segunda, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) informou que as linhas da Gil estavam em operação normalmente. O Sinttro confirmou o fato, após nova decisão dos trabalhadores.

A Tribuna fez contato por telefone com a Astransp, que disse não responder individualmente pelas empresas, e também com a direção da Gil e com o advogado da empresa, mas nenhum deles retornou o contato até o fechamento desta edição. Na empresa, o único aviso que foi reiterado sobre o assunto foi a respeito do dia destacado para a quitação do pagamento, a próxima quinta-feira.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.