Quatro pedestres têm celulares roubados no Centro em dia de prevenção
No mesmo dia em que a Polícia Militar realizou uma ação preventiva no Centro para coibir os roubos de celulares, pelo menos quatro pessoas foram assaltadas e tiveram seus telefones levados por bandidos na região. Três dos crimes registrados nesta terça-feira (25) aconteceram na Avenida Rio Branco, apontada pela polícia como uma das vias de maior incidência dessa modalidade criminosa, ao lado das avenidas Brasil e Getúlio Vargas, além das ruas Santo Antônio e Halfeld.
Por volta das 13h, um adolescente de 17 anos foi assaltado após sair do colégio. Ele relatou à PM que estava próximo ao número 1.784 da Rio Branco quando foi rendido por quatro criminosos. O bando usou força física para roubar o celular da vítima. O jovem ainda sofreu escoriações no braço e na perna direitos, mas ficou de se medicar por meios próprios. Na terça, o comandante da 30ª Companhia, capitão Herivelton Soares, havia informado que os estudantes, junto com as mulheres, são os principais alvos dos ladrões de telefone. O oficial recomendou, inclusive, que os alunos andassem em grupos, a fim de evitar que sejam atacados na saída da escola.
Pouco antes das 14h, outro adolescente, 16, também voltava do colégio quando foi abordado por um assaltante na altura do número 3.231 da Rio Branco. O criminoso empurrou o rapaz contra uma parede e ameaçou esfaqueá-lo caso não entregasse o telefone. Temendo ser ferido, o jovem abriu mão do aparelho. A intimidação e o uso de armas brancas são apontados pela PM como os principais meios usados pelos assaltantes de celular.
Já à noite, um rapaz, 18, foi rendido na mesma avenida quando caminhava próximo ao número 2.750. O ladrão estava armado com revólver e acompanhado de um comparsa. A dupla anunciou o assalto e, mediante ameaças, roubou o aparelho telefônico da vítima. Militares fizeram rastreamento, mas nenhum suspeito foi encontrado.
O quarto roubo semelhante na região central aconteceu por volta das 14h30, na Rua Fernando Lobo. Um garoto, 12, estava com mais três amigos quando foi abordado por quatro assaltantes. Um deles apontou a faca na direção dele e exigiu o celular. A vítima seguiu a determinação, e o bando fugiu pela Santo Antônio. Conforme a PM, os suspeitos tinham as mesmas características dos integrantes do grupo que agiu no primeiro caso. Apesar das buscas, ninguém foi preso.
Na terça-feira a PM fez uma campanha preventiva no Calçadão da Rua Halfeld para alertar os pedestres sobre as medidas de autoproteção que devem ser tomadas para evitar o roubo de celulares, responsável por mais da metade das ocorrências de assalto na região central. A área já teve mais de 200 crimes do tipo apenas nos nove primeiros meses deste ano. Entre as dicas estão não expor o telefone ao andar pela rua, não deixar o aparelho sobre mesas e fazer ligações em locais protegidos.