Plataforma digital da Prefeitura de JF atende mais de oito mil solicitações

Solicitação remota economiza gastos com impressão e contribui para isolamento social durante a pandemia


Por Tribuna

26/04/2021 às 16h33

Desde seu lançamento, em março desde ano, a plataforma digital Prefeitura Ágil atendeu demandas de 8.095 cidadãos de Juiz de Fora. Nos 57 dias de atividade, foram contabilizados pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) 133.739 acessos ao sistema. Através dessa ferramenta, se tornou possível a solicitação de serviços, documentos e ações de zeladoria, por meio da internet.

De acordo com a Prefeitura, os resultados representam redução de custos com impressões, além de ganhos em eficiência e ações de prevenção no combate à pandemia de Covid-19.

Serviços mais solicitados

Ainda de acordo com a PJF, entre os dias 26 de fevereiro e 26 de abril, o serviço mais solicitado na plataforma foi a Certidão Negativa de Débito de Imóvel (1348), representando 10,9% de toda a movimentação no site.

Durante esse mesmo período, em segundo lugar, com 9,43% das demandas no site, ficaram as Declarações para Lançamento de ITBI (1.166), seguidas dos pedidos de renovação do alvará de localização para autônomos e empresas (893), representando 7,22%.

Já pedidos para emissão de débito para pagamento à vista (738) representaram 5,97% das solicitações. Certidões Negativas de Débito Ampla (CNDA) para pessoas jurídicas (702), parcelamentos de débitos (492) e cartão de inscrição de Microempreendedor Individual – MEI (384) também foram destacados.

A plataforma

O Prefeitura Ágil é uma plataforma lançada em março deste ano. Com ela, é possível solicitar, de forma digital, o que antes era requerido presencialmente no Espaço Cidadão.

Todos os serviços ao cidadão podem ser acessados on-line, via aplicativo ou através do site da Prefeitura, no endereço pjf.mg.gov.br/secretarias/stda/prefeitura-agil. Para aqueles que têm dificuldade de acesso a internet, ou preferem ser atendidos presencialmente, é possível agendar horários através dos números (32) 3690-8151, 2104-8530, 2104-8531. Os telefones também estão disponíveis para sanar dúvidas sobre a plataforma.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.