Administração é o curso mais concorrido no módulo III do Pism 2022
Relação candidato por vaga foi divulgada pela UFJF; provas acontecem nos dias 5 e 6 de fevereiro, em Juiz de Fora e outras quatro cidades
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) disponibilizou, nesta terça-feira (25), a lista com a relação do número de candidatos por vaga para o módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). A lista leva em conta os 7.694 estudantes inscritos para disputar as 2.303 vagas oferecidas em Juiz de Fora e Governador Valadares. Administração é o curso mais concorrido, conforme a UFJF.
De acordo com a lista, no grupo B, que é destinado a candidatos de escolas públicas que não se declaram negros, pardos ou índigenas e têm renda inferior ou igual a 1,5 salário mínimo, o total é de 28 candidatos por vaga para o curso de Administração integral. No mesmo grupo, o curso de Psicologia teve 27,5 candidatos por vaga, e ficou em segundo lugar como o mais concorrido.
O curso de Fisioterapia está na terceira posição. No grupo E, que é direcionado para pessoas que completaram ensino médio em escolas públicas, são 26 candidatos por vaga. A Psicologia, no grupo E, tem a quarta maior procura com 23 candidatos por vaga. Já a Ciência da Computação chega ao quinto lugar, no grupo B, com uma média de 22 candidatos por vaga. Confira aqui a lista completa.
Para a diretora da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), Katiuscia Vargas, em relação ao histórico da concorrência pelo Pism, não houve diferença significativa no perfil dos cursos mais concorridos esse ano. Ela explica que “o que aconteceu ao longo dos anos foi uma mudança em relação às áreas mais concorridas. Agora, a área da saúde é sempre muito procurada, e supera muito os cursos de humanas e de exatas. Observamos também uma diminuição da procura de cursos de exatas. Mas em relação ao Pism anterior, temos uma regularidade por curso, com pequenas variações”.
Governador Valadares
No campus de Governador Valadares, por sua vez, o curso de Medicina tem as três maiores concorrências do Pism 2022. No grupo E, são 23,8 candidatos por vaga. No grupo C (ampla concorrência), são 17,8 estudantes concorrendo a cada vaga, e no grupo B, 12,5. Em seguida, o curso de Direito fica com a quarta e a quinta maior procura: são 10,5 candidatos por vaga no grupo E e 9,25 candidatos por vaga no grupo B.
De acordo com a diretora da Copese, os cursos mais procurados nesse campus também se mantêm em relação aos anos anteriores, e a procura pela área da saúde é realmente alta.
A relação candidato/vaga de todos os cursos está disponível no site da UFJF.
Dicas para os concorrentes
Apesar de a relação candidato/vaga apontar a maior concorrência por vagas de determinados cursos, de acordo com Katiuscia Vargas, os alunos devem ficar tranquilos. “É sempre uma grande concorrência para entrar em uma universidade pública. O número de vagas para alguns cursos é realmente muito menor que a demanda. Mas é preciso estudar, não só pro Pism e para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O estudante tem que se preparar desde o primeiro ano do ensino médio. Quanto mais preparado ao longo dos três anos, mais chances tem”.
Para a realização das provas, que acontecem nos dias 5 e 6 de fevereiro em Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda, a coordenadora da Copese recomenda que os estudantes mantenham a calma, controlando o nervosismo e aproveitando bem o tempo de duração. Além disso, ela destaca que todos os concorrentes devem se atentar aos cuidados quanto à pandemia no momento de execução da avaliação, seguindo as medidas preventivas indicadas no edital.









