Curva do Lacet é ocupada com atividades culturais
Atualizada às 19h54
A comunidade dos bairros Teixeiras, Cascatinha e Dom Bosco permanece mobilizada para a construção de uma praça na Curva do Lacet. No último domingo, o espaço foi ocupado por uma série de intervenções de cultura e lazer, como exposições de fotografia e desenho, brincadeiras, piquenique e festival de curtas, entre a tarde e o início da noite. O evento fez parte da programação da Semana do Audiovisual (Seda JF 2016). “Para nós, é muito importante não apenas ocupar os espaços públicos, mas também levantar este debate sobre o direito à cidade”, disse o músico Marcelo Castro, um dos organizadores da Seda.
No mês passado, a Tribuna publicou reportagem sobre a situação da área, que teria cerca de R$ 500 mil disponibilizados, por meio de emendas parlamentar, para a construção da praça e aquisição de alguns equipamentos públicos. No entanto, a Prefeitura informava que o recurso, embora existente, não havia sido disponibilizado pela Caixa Econômica Federal em razão da necessidade de adequações no projeto para garantir a segurança viária no entorno.
Movimento pede praça
A ausência de soluções para a Curva do Lacet mobiliza o Movimento Popular Urbanista Mais JF (MaisJF). O grupo doou o projeto de construção da praça à Prefeitura, em 2011, após um diagnóstico de necessidades feito com as comunidades do entorno. A meta é conseguir 500 assinaturas virtuais e outras presenciais, solicitando o uso do recurso para erguer o espaço público. Na tarde de domingo, representantes do Mais JF estiveram na Curva do Lacet coletando novas assinaturas. Até o início da noite de ontem, o abaixo-assinado virtual contava com cerca de 380 colaboradores. Para participar, o site é http://goo.gl/ZdTzsM.