Juiz de Fora ultrapassa 600 casos de dengue neste ano
Ao longo das últimas três semanas, cidade registrou um aumento de 43% no número de casos da doença
O município de Juiz de Fora registrou 610 casos prováveis de dengue nos primeiros quatro meses de 2023. A informação consta no boletim epidemiológico atualizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nessa segunda-feira (24). Ao longo das últimas três semanas, o número de casos da doença aumentou cerca de 43% na cidade.
Na semana passada, o documento apontava 450 casos prováveis de dengue no município, enquanto no dia 10 deste mês o registro era de 346. Até o momento, o estado confirmou uma morte por complicações da doença em Juiz de Fora. De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a vítima era um idoso e tinha comorbidade.
Em relação a chikungunya, o boletim mostrou que houve aumento de um caso, totalizando sete registros, e ainda não foi contabilizada nenhuma contaminação por zika.
O último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), feito pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e publicado em janeiro de 2023, já alertava para o “alto risco” de infestação de dengue, de acordo com classificação do Ministério da Saúde.
A próxima análise do cenário do município está programada para ser divulgada em maio. A Secretaria Municipal de Saúde realiza o LIRAa a cada quatro meses na cidade, em período indicado pelo Ministério da Saúde.
A Tribuna entrou em contato com a PJF para saber se ações de controle da transmissão do mosquito estão sendo planejadas, mas, até o momento, não obteve resposta.
Minas totaliza 235.331 casos prováveis de dengue
A tendência de aumento dos casos no município se mostra ainda mais acelerada em todo o estado. Até segunda-feira (24), Minas Gerais totalizava 235.331 casos prováveis de dengue. Desse total, 102.537 foram confirmados para a doença. O número de mortes confirmadas no estado é de 49, enquanto outros 109 óbitos estão em investigação.
Os casos prováveis de chikungunya chegaram a 50.590, sendo 20.938 confirmados. Até o momento, foram confirmados 14 óbitos por chikungunya em Minas. Outros 12 seguem em investigação.
O vírus zika é o que apresenta menores índices. Foram registrados 219 casos prováveis e 18 confirmados para a doença. Não há óbitos por zika em Minas Gerais.