UEMG abre inscrições para mais de 6 mil vagas em vestibular


Por Tribuna

24/10/2016 às 16h13- Atualizada 26/10/2016 às 01h53

Estão abertas as inscrições para o vestibular da Universidade do Estado de Minas Gerais. Ao todo, são oferecidas 6.350 vagas em cursos de graduação, distribuídos em 16 municípios. Os interessados têm até o dia 18 de novembro para concorrer às vagas pelo vestibular tradicional ou pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que utiliza as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio deste ano. Quem optar pelo vestibular tradicional deve acessar a página eletrônica www.vestibular2017uemg.com.br .

As provas gerais serão aplicadas para todos os cursos no dia 18 de dezembro. O teste é formado por questões objetivas das disciplinas correntes do ensino médio e uma questão de redação. Para este vestibular, as obras literárias indicadas para as provas são ‘Cachorro velho’, romance de Teresa Cárdenas, e ‘O acaso abre portas’, livro de crônicas de Luís Giffoni. O resultado final do vestibular será divulgado até o dia 29 de dezembro de 2016 (quinta-feira).

Reserva de Vagas
Candidatos de três grupos socioeconômicos, estabelecidos em lei, têm direito a 45% do total de vagas da graduação na UEMG: afrodescendentes e indígenas, egressos de escola pública e portadores de deficiência. Para concorrer a essas vagas, o candidato deverá assinalar essa opção durante sua inscrição no vestibular e responder a um questionário específico com informações passíveis de comprovação, já que deverá encaminhar documentos comprobatórios posteriormente, de acordo com os termos e prazos no edital.

Escola de Música e Escola Guignard
O vestibular da UEMG é a única forma de acesso aos cursos oferecidos pela Escola de Música e pela Escola Guignard, não sendo possível a opção pelo Sisu. São também as únicas graduações que exigem uma etapa preliminar de seleção: as provas de habilidades específicas. Esses testes serão realizados para os cursos de música e artes plásticas somente em Belo Horizonte, nos dias 3 e 4 de dezembro. Vale lembrar que os candidatos que não forem habilitados nesta etapa podem, ainda, realizar as provas gerais para concorrer à vaga do curso que selecionarem como segunda opção durante a inscrição.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.