Operação coíbe crimes de furto e comércio ilegal de celulares no Centro de JF
Policiais civis fiscalizaram estabelecimentos e abordaram quem vendia os aparelhos
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, nesta terça-feira (24), uma operação no Centro de Juiz de Fora para combater e prevenir crimes contra o patrimônio, principalmente furto, roubo e comércio ilegal de telefones celulares. Os policiais da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e da 7ª Delegacia Distrital fiscalizaram diversos estabelecimentos comerciais que vendem esses aparelhos ou peças e também abordaram os que realizavam essas vendas informalmente.
A operação teve o intuito de reprimir os delitos, mas também de instruir os comerciantes que trabalham com essa atividade, sobre os cuidados que eles devem ter em verificar a procedência dos aparelhos celulares que estão sendo negociados. Segundo a titular da 7ª Delegacia, delegada Camila Miller, o que tem fomentado a prática de roubo, furto ou receptação desses itens é justamente o comércio sem fiscalização.
Uma das orientações dadas aos comerciantes foi a importância de verificar a situação do aparelho que está sendo negociado para a venda. A consulta pode ser feita no site da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que mostra se o aparelho possui algum tipo de restrição. A ação da Polícia Civil deve continuar nos próximos dias.