Aluno de escola pública de Juiz de Fora vai representar Minas no Programa Jovem Senador

Concurso oferece aos jovens experiência prática das atividades parlamentares no Senado Federal; estudante concorreu com 350 pessoas de várias regiões do estado 


Por Nayara Zanetti

24/06/2024 às 09h32

Senado
Davi teve ajuda da professora para compor redação vencedora (Foto: SEE- Divulgação)

O aluno Davi Baia Camilo, de 18 anos, da Escola Estadual Hermenegildo Vilaça, localizada no Bairro Grama, Zona Nordeste de Juiz de Fora, foi escolhido para representar Minas Gerais no Programa Jovem Senador, promovido pelo Senado Federal. O estudante concorreu com cerca de 350 pessoas de várias regiões do estado e foi selecionado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). 

Davi foi escolhido após escrever uma redação com o tema definido pelo concurso: “Os 200 anos do Senado Federal e os desafios para o futuro da democracia”. O programa tem o objetivo de oferecer aos jovens a experiência prática das atividades parlamentares no Senado Federal. Os autores das melhores redações, um de cada estado, são convidados a Brasília para apresentar sugestões de melhorias para o país, que podem ser transformadas em projetos de lei. 

A Semana de Vivência Legislativa está programada para ocorrer de 5 a 9 de agosto. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, o contexto histórico e a importância da igualdade étnico-racial nortearam o texto do estudante que arrematou a passagem para a Casa Legislativa, onde vai debater questões nacionais no papel de um senador da República. 

“O tema é realmente bem complexo, mas a minha professora de Língua Portuguesa me auxiliou muito, ela é corretora de redações do Enem. Ela me ajudou quanto à estrutura semântica, porém, a parte de conteúdo foi por minha conta, e busquei ajuda de professores de outras disciplinas, como Sociologia , História e Geografia”, conta Davi.

Professora da rede estadual de ensino há 14 anos, Ana Carolina Morgado foi a orientadora de Davi nessa missão e também vai para Brasília em agosto. “Davi escreveu sete textos até chegarmos na versão final. Durante esse processo, ficamos até mais tarde alguns dias na escola e tivemos aulas extras para  aprimorar o texto”, lembra a docente.

Após tanto esforço, o estudante foi surpreendido pela gestão escolar e pela Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Juiz de Fora com a entrega da “caixa especial”, criada exclusivamente para a ocasião. “Isso demonstra que nós, funcionários, professores, especialistas e equipe gestora estamos colaborando significativamente com a formação educacional básica  de nossos estudantes, capacitando-os  para superar desafios. Davi torna-se um exemplo de sucesso para nossa escola”, comemora Lucimar da Cunha, diretora da E.E. Hermenegildo Vilaça.

Programa Jovem Senador

O Jovem Senador é realizado anualmente desde 2010, como parte do Programa Senado Jovem Brasileiro, que também engloba o Concurso de Redação do Senado, feito desde 2008. 

Nos últimos 13 anos, foram criadas 54 proposições a partir de ideias legislativas apresentadas no programa e 40 foram aceitas e tramitaram na Casa. Duas seguiram como proposta de emenda Constitucional (PEC).

No ano passado, quem representou Minas Gerais no projeto foi a estudante Ana Laura Chaves, da Escola Estadual Professora Júlia Kubitschek, de Passos.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

noscript
X