Campanha alerta motoentregadores sobre segurança do trabalho

Ação tem o objetivo de conscientizar trabalhadores a respeito dos direitos envolvendo acidentes de trabalho e violência contra a categoria


Por Nayara Zanetti

24/04/2023 às 17h12- Atualizada 25/04/2023 às 08h29

A partir desta terça-feira (25), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), junto com a Associação dos Motoboys, Motogirls e Entregadores de Juiz de Fora (Ammejuf), promoverá uma semana de conscientização sobre acidentes de trabalho. O evento contará com uma série de atividades voltadas para o debate sobre o trabalho acelerado dessa categoria até a próxima sexta-feira (28).

A data foi escolhida em alusão ao Dia internacional em memória às vítimas de acidentes e doenças do trabalho, criado após a luta do movimento sindical em razão da explosão de uma mina nos Estados Unidos em abril de 1969, que matou dezenas de trabalhadores. Para a associação dos motoentregadores, a ação é um meio de tirar as dúvidas a respeito dos direitos e amparos da categoria e também reforçar a produção de dados sobre o número de acidentes e casos de violência a que esses trabalhadores estão expostos.

“Existe uma grande subnotificação dos dados, pois somente em Juiz de Fora temos notícia, de dados não oficiais, de oito entregadores que morreram trabalhando. Como o Governo trabalha em cima da estatística, não dá para estabelecer as políticas públicas para poder evitar que essa situação continue acontecendo e educar a população”, explica o secretário da Ammejuf, Nicolas Souza Santos. A Secretaria de Saúde da PJF informou que não tem os dados específicos de acidentes com motoentregadores, apenas de ocorrências relacionadas a motocicletas em geral.

Conceito

Nicolas comenta que a associação tem conhecimento de vários acidentes de trabalho envolvendo entregadores e que em muitos desses casos os trabalhadores não têm consciência de que estão passando por uma situação de acidente de trabalho. Por isso, o principal objetivo do evento é conscientizar a categoria a respeito do que é acidente de trabalho e quais são os trâmites do processo de seguridade social.

Além dos acidentes no trânsito, os casos de violência contra os trabalhadores também têm se tornado cada vez mais frequentes. Nicolas, que faz parte da Aliança Nacional de Entregadores por Aplicativos (Anea) e é um dos representantes na articulação do processo regulatório da categoria com o Governo federal, acredita que um dos fatores que contribuem para o cenário atual é a rotina acelerada dos entregadores para cumprir a alta demanda de serviço.

“Dentro da programação da semana nós também vamos inserir os entregadores no debate, que já estamos fazendo nacionalmente, pela regularização da profissão para que a gente consiga garantir os nossos direitos, como a remuneração mínima, para poder evitar que o trabalhador dependa tanto de si próprio e mude essa lógica de ganhar por produtividade. Dessa forma, ele vai poder trabalhar mais tranquilo, dirigir mais devagar e ter mais tempo de esperar nas entregas”, afirma.

A motogirl Andressa Martins, fundadora da empresa Invocadas Express, composta apenas por mulheres entregadoras, diz que a sensação de insegurança durante o trabalho é constante. “Ninguém deveria passar por isso no trabalho, já temos que conviver com a insegurança no trânsito, e para quem trabalha à noite é ainda mais complicado, estamos expostos a roubo da moto, violência e medo”, relata a trabalhadora.

Além da falta de segurança, Andressa argumenta que ela e vários entregadores também acabam trabalhando mesmo com a saúde prejudicada, já que, na maioria das vezes, ganham por dia de trabalho e não têm suporte. “Eu nunca sofri acidente, mas conheço amigas que já e ficaram meses sem trabalhar e, consequentemente, sem receber salário. Somos pouco valorizados e nosso serviço é essencial para a população, trabalhamos debaixo de sol e chuva.”

Programação:

Terça (25/04) às 10h
Apresentação do serviço de urgência e emergência prestado pelo HPS aos motociclistas acidentados
Onde: Hospital de Pronto-Socorro

Quarta (26/04)
Visita aos pontos de apoio dos motoentregadores
Onde: Shopping Jardim Norte, Independência Shopping e Mc Donald’s Alto dos Passos

Quinta (27/04) às 15h
Debate: “Desacelera para uma prosa”
Onde: Auditório do Centro de Vigilância em Saúde (Rua Antônio José Martins 92 – Morro da Glória)
Debatedores: representantes da Associação dos Motoentregadores, dos setores de Urgência e Emergência do Município e da Saúde do Trabalhador

Sexta (28/04)
Panfletagem e conversa com a população no Centro da cidade

*As atividades dos dias 26 e 27 contarão com a presença do motoentregador Ralf Alexandre Campos, liderança da categoria no Rio de Janeiro e youtuber no canal Ralf MT, onde trata da questão dos apps de entrega e da exploração dos motoboys

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.