Prefeitura e UFJF formalizam parceria para aprimorar mapeamento de risco
Inicialmente, será aprimorado o mapeamento de áreas com risco de deslizamento e, posteriormente, de alagamento
Foi celebrado na tarde desta sexta-feira (24) o acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Por meio da Defesa Civil e do Núcleo de Atendimento Social da Faculdade de Engenharia (Nasfe), a parceria pretende atualizar o mapeamento das áreas de risco de Juiz de Fora. Inicialmente, serão mapeadas as áreas com risco de deslizamento, seguidas por aquelas que apresentam riscos de alagamento. O acordo, válido a partir desta sexta, terá prazo de um ano. No entanto, há possibilidade de renovação.
“A Prefeitura tem o mapeamento de toda a cidade, mas é preciso fazer atualizações. Ao longo dos anos, obras foram feitas nos locais de riscos, e isso altera a situação. Portanto, precisamos atualizar, analisar e pensar ações e projetos que poderão ser realizados para diminuir e evitar riscos para a comunidade que reside em tais áreas”, observou o subsecretário da Defesa Civil, Jefferson Rodrigues.
Coordenador do Nasfe, o professor da Faculdade de Engenharia Jordan Henrique de Souza avaliou que a atuação do núcleo será efetiva para as demandas da sociedade por meio da parceria, uma vez que o projeto realiza, desde 2017, diversos estudos de áreas suscetíveis a desastres naturais. “Com a realização do acordo, será possível aproximar ainda mais a comunidade de Juiz de Fora das atividades extensionistas do Nasfe, de forma a propiciar aos gestores públicos municipais uma ação mais efetiva nas demandas no município, favorecendo a estruturação de uma cidade mais resiliente aos desastres.”
O professor destacou a importância da parceria para que se amplie a troca entre a universidade e a comunidade. “O Nasfe é um projeto de extensão institucional que oferece consultoria e assistência técnica em engenharia para pessoas com renda de até três salários mínimos. Com isso, o projeto pretende se aproximar da comunidade e oferecer ajuda para sanar irregularidades que muitos não teriam dinheiro para pagar. Tentamos levar mais cidadania para essas pessoas.”
Desde sua criação, em 2008, o núcleo realizou 283 atendimentos em Juiz de Fora. Também foram realizados atendimentos específicos de apoio às ações de Defesa Civil em São Tiago, São Sebastião da Vargem Alegre, Rio Preto e Bicas, cidades da Zona da Mata. Dentre os projetos de atendimento, o Nasfe efetivou levantamentos de dados para ação de usucapião (55% dos atendimentos) e projetos de engenharia civil em edificações (28%), além de vistorias técnicas (5%).
Responsabilidade social
Secretário de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), José Sóter de Figueirôa Neto afirmou que, além da atualização do mapeamento de risco, o convênio com a UFJF tem por objetivos ampliar a orientação e assistência técnica para a comunidade, que não tem acesso a esse tipo de atendimento, em todos os bairros do município. “Essa parceria alia o conhecimento científico com a responsabilidade social. O projeto pretende, também, incluir socialmente a comunidade. Quem ganha é a cidade e o cidadão”.
“Essa parceria é de extrema importância porque agrega o conhecimento que a universidade já tem e nos permite fazer ações que, por meio de recursos e pessoal próprios, a Prefeitura não teria. O convênio irá permitir que a gente planeje ações preventivas para, inclusive, momentos como o que estamos vivendo agora, com muitas chuvas, que intensifica os riscos de deslizamentos e enchentes”, considera o prefeito Antônio Almas (PSDB).
Também estiveram presentes na cerimônia o diretor da Faculdade de Engenharia, Marcos Martins Borges, a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, a vice-reitora Girlene Silva, o reitor Marcus Vinicius David e o presidente da Comissão de Urbanismo da Câmara Municipal, vereador José Márcio Garotinho (Garotinho, PV).
Aproximação entre universidade e comunidade externa
Estreitar laços com a comunidade juiz-forana e com a Prefeitura é algo que tem sido articulado pela atual gestão da universidade, conforme afirmou a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra. De acordo com ela, a instituição tem mantido diálogos com o Poder Público para que a comunidade acadêmica possa contribuir para melhorar a vida das pessoas na cidade, na região e em Governador Valadares, município que abriga o segundo campus da UFJF. “A universidade tem trabalhado nos seus programas e projetos de extensão com temáticas muito sensíveis e que dizem respeito à população de Juiz de Fora, como o direito à moradia, à saúde e à educação, reforçadas quando nossos professores, técnicos administrativos e estudantes realizam ações para atender a esses direitos.”
Para o reitor Marcus Vinicius David, a parceria da universidade com o Poder Público na busca de melhorias para a população é um dos principais papéis da universidade pública. “Quanto maior for a interação entre a instituição e a comunidade, mais importante a instituição se torna para a população e mais as pessoas poderão atuar na defesa da universidade. Os trabalhos que buscam melhorar a qualidade de vida social são muito importantes também para a comunidade acadêmica, porque nós também nos enriquecemos muito. O conhecimento que adquirimos ao fazer esse tipo de trabalho também contribui para que a instituição desenvolva outros conhecimentos”, afirmou.