Presos são transferidos para JF após desativação de cadeia em Lima Duarte

Todos os presos da cadeia pública de Lima Duarte, desativada na última terça-feira (21), foram transferidos para unidades prisionais de Juiz de Fora. De acordo com informações da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), a desativação do local seguiu um calendário já definido que prevê que todas as cadeias públicas do estado, que ainda estavam sob responsabilidade da Polícia Civil, sejam fechadas, e os detentos fiquem sob a guarda da Seap. A pasta não informou quantos presos vieram para Juiz de Fora, mas a Polícia Civil afirmou que 29 foram transferidos.

De acordo com a página do Facebook da Polícia Militar de Lima Duarte, os já condenados foram para Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires, os que aguardam sentença foram para o Ceresp e os em regime semiaberto foram encaminhados para a Penitenciária José Edson Cavalieri. Na postagem na rede social, a Polícia Militar informou que mantinha efetivo a disposição da cadeia, visto que ela desempenhava a guarda externa.
Conforme uma familiar de um dos presos que vieram para Juiz de Fora, os parentes não foram informados da transferência e os detentos tiveram seus pertences jogados no pátio da Prefeitura da cidade. “Eram fotos, cartas, remédios, cartões de vacina e outras coisas. Foi uma grande falta de humanidade e indignidade”, disse uma mulher que pediu para não se identificar. Ela enviou para a Tribuna fotos dos materiais jogados no pátio. Segundo a Seap, a responsabilidade da pasta é apenas após a transferência, e que os pertences estavam sob responsabilidade da Polícia Civil.
A Polícia Civil respondeu que aos presos foi dada a oportunidade de separar pertences que poderiam ser mantidos com eles na transferência e demais pertences a serem entregues a seus respetivos familiares. Demais pertences foram descartados. Ainda segundo informações do órgão, já compareceram à delegacia familiares de 12 detentos para retirada dos pertences destinados a eles.