Ventos chegam a 67km/h e temperaturas despencam
A atuação de uma massa de ar polar, em grande parte do país, deixa o tempo estável e as temperaturas baixas nos próximos dias. Em Juiz de Fora, o oscilação hoje deve ficar entre 9 e 17 graus, de acordo com o 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Até sexta-feira, o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) prevê mínimas ainda mais rigorosas, entre 7 e 11 graus. A amplitude térmica, que é a diferença entre os extremos no intervalo de um dia, deve ser grande, porque o frio polar proporciona céu claro, favorecendo ao aquecimento no período da tarde, em um efeito conhecido como sistema de alta pressão. A ausência de nuvens, por outro lado, contribui para a perda deste calor, deixando as madrugadas frias e os dias com baixa umidade relativa do ar. Ontem a variação ficou entre 9,5 e 18,4 graus.
A noite de domingo (21) e a madrugada desta segunda (22) foram de fortes rajadas de ventos, que chegaram a 67 quilômetros por hora, deixando a sensação térmica em 3 graus negativos, por volta das 6h. O céu ficou entre o nublado e o parcialmente nublado, resultado da atuação de uma frente fria, que passou pelo litoral e trouxe grande carga de umidade para parte de Minas Gerais, incluindo a Zona da Mata.
Apesar de não ter chovido, os ventos favoreceram ao atendimento de três ocorrências na Defesa Civil, duas delas por consequência direta das rajadas: uma queda de árvore no São Pedro, Cidade Alta, e um destelhamento de uma casa no Bandeirantes, região Nordeste. No Bairro Marumbi, Leste, os engenheiros foram a uma casa avaliar uma trinca em parede. Conforme o meteorologista Jorge Moreira, do 5º Distrito do Inmet, a velocidade dos ventos deve diminuir a partir desta terça.