300 PMs farão policiamento da Parada Gay


Por Tribuna

21/08/2014 às 19h14

Cerca de 300 policiais militares serão empenhados no policiamento da 12ª Parada do Orgulho Gay, que acontece neste sábado (23), na Rua Halfeld, Centro de Juiz de Fora. De acordo com o comandante do 2º Batalhão, tenente-coronel Renato Preste, para aumentar a segurança dos participantes, serão instalados gradis na entrada das ruas Halfeld e São João pela Avenida Rio Branco.

Além disso, grades serão colocadas em todas as galerias que dão acesso ao Calçadão da Halfeld e à Rua Batista de Oliveira. Para acessar o evento, todas as pessoas serão submetidas à busca pessoal. Policiais militares estarão em todos os pontos de entrada, afirmou. Segundo o oficial, além do reforço no policiamento nas adjacências do evento, as principais vias que dão acesso ao Centro também receberão policiamento especial.

Este ano, a parada não terá o tradicional desfile pela Avenida Rio Branco. A partir do meio-dia, um trio elétrico animará a festa, na esquina das ruas Batista de Oliveira e Halfeld. A festa está prevista para terminar às 17h. Conforme a Secretaria de Atividades Urbanas (SAU), os artesãos que normalmente ocupam a Rua Halfeld estão orientados a não instalarem bancas na data do evento. Os bares e restaurantes serão orientados a não comercializarem bebidas em vasilhames de vidro e nem ocuparem a via pública com mesas, cadeiras e outros utensílios. Os comerciantes estão sendo avisados sobre o evento e as medidas de segurança que serão adotadas durante a realização do mesmo. A Guarda Municipal reforçará o patrulhamento na área.

Comando Itinerante

Nesta sexta-feira, o Centro da cidade irá contar com incremento de 150 policiais militares. Às 8h30 será implementado o comando itinerante do 2º Batalhão. De acordo com o tenente-coronel Renato Preste, durante a ação, todo o comando do batalhão será transferido de forma simbólica para a sede da 30ª Companhia, na Praça da Estação. O principal objetivo é aproximar o contato com a comunidade das regiões que fazem parte do 2º Batalhão, afirmou.

Conforme o policial, a escolha pelo Centro foi feita por conta da realização da Parada Gay. É um evento importante, e as ações realizadas na véspera já irão aumentar a segurança no sábado, afirmou. A PM esclareceu que a ação dos militares tem caráter preventivo. Outras companhias irão receber o comando itinerante nos próximos dias.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.