Assassinato no Centro de JF é o terceiro na cidade em 17 horas
Vitima de 29 anos foi surpreendida por criminosos logo após sair da Casa do Albergado; ontem, dois jovens já haviam sido mortos de forma violenta
Um detento de 29 anos, que cumpria pena em regime aberto na Casa do Albergado José de Alencar Rogêdo, foi morto a tiros na manhã desta sexta-feira (20) no Centro de Juiz de Fora. O crime foi registrado na Rua Calil Ahouagi, na interseção com a Rua Howyan, próximo à instituição penal. Este foi o terceiro homicídio registrado na cidade em um intervalo de cerca de 17 horas. Os outros dois casos ocorreram na tarde de quinta-feira (19), nos bairros Santo Antônio, Zona Sudeste, e no Santa Cândida, região Leste. A Delegacia Especializada de Homicídios apura os crimes.
No último registro, por volta das 8h desta sexta, de acordo com a Polícia Militar, o homem foi atingido por disparos de arma de fogo a cerca de 50 metros da Casa do Albergado, logo após sair da instituição. Depois de entrar em um carro que o esperava, José Francisco Gonçalves dos Santos foi surpreendido por ocupantes de outro veículo que, com apoio de uma moto, o abordaram. Ele foi alvejado por dois tiros na cabeça e um no braço direito. O óbito foi confirmado pelo Samu. Conforme a PM, após o crime, o motorista do carro onde estava a vítima teria desembarcado e jogado o corpo ao solo, deixando o local em seguida. Todos os envolvidos fugiram e estão sendo procurados pela PM.
Ainda não foi informado o delito pelo qual José Francisco cumpria pena. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, confirmou que ele era detento da Casa do Albergado e afirmou que a apuração está a cargo da Polícia Civil.
O titular da Delegacia Especializada de Homicídios, Rodrigo Rolli, afirmou que esteve na Casa do Albergado e imediações para buscar elementos que ajudem a elucidar o crime. Entre eles, câmeras de segurança que podem ter registrado o homicídio. “A princípio, a vítima teria saído e entrado em um carro de cor preta. Ainda não sabemos se esta era a rotina do detento, se alguém o buscava neste carro, ou se este veículo o levou para ser morto. Logo após sua saída, aparece um segundo veículo e uma moto dando cobertura. Ele foi morto a tiros logo em seguida. Todos os carros evadiram, deixando o corpo no local. Estamos tentando identificar os veículos e saber quem são os criminosos”, disse Rolli, acrescentando que também está sendo levantada a vida pregressa da vítima. Segundo Rolli, José Francisco já havia sido alvo de tentativa de homicídio em 2017.
Jovem é morto a pauladas no Santo Antônio
Na quinta-feira (19), por volta das 15h, a Polícia Militar foi acionada na Rua União, no Bairro Santo Antônio, Zona Sudeste, depois que um rapaz de 25 anos foi agredido até a morte. Segundo informações do documento policial, um irmão da vítima informou que recebeu uma ligação dizendo que Gabriel Ferreira de Sousa teria sido agredido a pauladas por diversas pessoas. Segundo a PM, o jovem morreu no local. Ele apresentava sangramento nas pernas e hematomas na região torácica.
O rapaz disse, segundo a PM, que na manhã de quinta teria ocorrido uma discussão entre seu irmão e um morador do bairro, que teria acusado a vítima de furtar uma fiação de sua casa. Os militares foram ao encontro do homem, que confirmou o contato com o jovem assassinado, porém negou que tenha havido discussão, eles teriam apenas conversado. Conforme o homem, a vítima teria ido à porta de sua residência tirar satisfação sobre comentários que estariam circulando no bairro a respeito do tal furto. Como não houve testemunhas oculares ou informações que “levassem à autoria e materialidade do crime”, ninguém foi preso.
Linchamento
Rodrigo Rolli disse que várias pessoas participaram da ação, fato que caracteriza linchamento. O titular da Delegacia Especializada de Homicídios destacou que a maioria dos envolvidos já foi identificada. “Algumas testemunhas já foram ouvidas informalmente nesta sexta-feira. Na próxima semana, serão feitas as oitivas de quem presenciou o crime e de familiares do rapaz”, afirmou. Segundo ele, a motivação já foi desvendada, mas ainda não será revelada para não atrapalhar a investigação.
Baleado
Também na quinta, horas depois do linchamento no Bairro Santo Antônio, outro jovem, 20, foi assassinado com disparo de arma de fogo no Santa Cândida, Zona Leste. Denúncia anônima informou aos militares que, por volta das 17h, Paulo Ricardo Rodrigues da Silva estaria nas proximidades de um bar na Rua Jorge Raimundo quando foi surpreendido por tiros. Ele sofreu quatro perfurações no tórax e uma no abdômen. De acordo com o documento policial, o atirador teria cumprimentado a vítima e atirado em seguida. O criminoso fugiu a pé. Ele não foi pego, mas já está identificado. A Polícia Civil apura o caso, e testemunhas e familiares do rapaz serão ouvidos na próxima semana.