Pimentel entrega 69 viaturas para a Polícia Militar
Afirmando compromisso com a segurança pública no estado, o governador Fernando Pimentel (PT) esteve nesta segunda-feira (20) em Juiz de Fora para fazer a entrega oficial das 69 novas viaturas que vão reforçar a frota da 4ª Região da Polícia Militar. Em seu discurso durante solenidade no pátio do 2º Batalhão da PM, Pimentel falou do trabalho para superar “a crise mais grave da República” e garantiu empenho também nas áreas de educação e saúde.
Para este ano, Pimentel anunciou a adoção do modelo do policiamento territorializado, a ser implantado inicialmente da Região Metropolitana de Belo Horizonte e, em seguida, nas cidades polo. A ideia é colocar bases comunitárias móveis nos chamados “territórios de segurança”. Duzentas vans serão destinadas inicialmente ao projeto, e cada uma delas vai contar com quatro policiais, sendo dois deles fixos e uma dupla em motos.
As chaves das novas viaturas Fiat Palio Weekend e caminhonete Chevrolet S10foram recebidas pelos representantes do Executivo dos municípios contemplados das mãos do governador e do comandante geral da PM de Minas, coronel Helbert Figueiró de Lourdes. Além de Bruno Siqueira (PMDB), participaram o prefeito de Bicas, Honório de Oliveira (PMDB); de Chácara, Emerson Damião Duque (PRB); e o vice-prefeito de Matias Barbosa, Joaquim de Oliveira (PP).
A iniciativa faz parte do Projeto de Locação de Veículos, que tem como meta incorporar 2.350 viaturas à frota da PM em 247 municípios. O investimento total é de R$ 400 milhões. “Esse novo modelo que implantamos, da frota locada, nos dá mais agilidade, mais operacionalidade. Estamos renovando toda a frota e vamos fazer o mesmo na Polícia Civil e na Administração Prisional”, afirmou o governador. Todos os veículos são de última geração, equipados com xadrez, GPS de navegação e localização, sinalizador strobo LED e rádio digital.
Em sua segunda visita oficial à cidade em dois anos de mandato, Pimentel falou da ligação familiar que tem com a Zona da Mata, pelo fato de seu pai ser de Rio Novo. Ele foi aplaudido ao dizer que “nós temos a melhor Polícia Militar do Brasil” e reconheceu a necessidade de investimentos. Por sua vez, o comandante geral da PM agradeceu o apoio e lembrou o esforço dos militares. “Todos esses policiais lutam incansavelmente para oferecer à sociedade a tranquilidade que ela precisa, para enfrentar a marginalidade no nível de ousadia em que ela está hoje. Essas novas viaturas nos dão maior motivação para o embate operacional, melhor capacidade de resposta e maior demonstração de força.”
‘Sem sacrificar serviço público’
Em relação à crise, o governador se mostrou otimista: “Minas Gerais está enfrentando a crise e vai vencê-la. Vai vencer os desafios na segurança pública, na saúde, na educação, em todos os segmentos dos serviços públicos sem ferir o direito sagrado do serviço público, sem fazer ajuste fiscal à custa do trabalho do servidor público, ou da sua aposentadoria, ou da sua previdência, ou dos seus benefícios legítimos.” Pimentel observou que vai continuar fazendo sacrifício, “de economizar onde for possível, mas sem sacrificar o serviço público de saúde, de segurança”. “Não fomos eleitos para fazer ajuste contábil, mas para melhorar a vida do povo, junto com a Polícia Militar, a Polícia Civil, os agentes prisionais, com os servidores da saúde e da educação. É esse nosso compromisso”, afirmou.
Várias autoridades estiveram presentes no evento, incluindo a deputada federal Margarida Salomão (PT) e os deputados estaduais Lafayette Andrada (PSD), Márcio Santiago (PR), Isauro Calais (PMDB) e Carlos Henrique Alves da Silva (PRB).
Saúde e educação estiveram na pauta do prefeito
Embora rápida, a passagem do governador Fernando Pimentel por Juiz de Fora viabilizou o reforço de algumas demandas do município, principalmente ligadas à saúde, à educação e ao desenvolvimento econômico. “Uma grande empresa está chegando ao município (M. Dias Branco, do setor alimentício), e nós pretendemos levar os empresários a Belo Horizonte para conversarem com o governador. Na questão da saúde, pedimos para manter a parceria nas unidades de saúde que estamos construindo nos bairros Jóquei Clube, Nova Benfica e São Benedito, e também reivindicamos uma nova unidade básica de saúde (Uaps) no Manoel Honório”, disse o prefeito Bruno Siqueira, sem esquecer da rede de urgência e emergência. “Temos essa situação que precisa ser esclarecida e cada vez mais conversada com o Governo do estado, pois o hospital é regional, é para diversas cidades da nossa região. São recursos totais provenientes do Estado. Precisamos avançar em relação a este fato, dentro de uma dificuldade imensa financeira que o Estado tem hoje para recursos em investimento”, disse o prefeito Bruno Siqueira.
Além de conversar sobre a questão da segurança pública, pedindo novos equipamentos para a Polícia Civil, por exemplo, o chefe do Executivo municipal também cobrou a reforma de algumas escolas estaduais. O sucateamento, que compromete o ensino, foi exposto em reportagem da Tribuna no último domingo. O prefeito também aplaudiu a chegada de viaturas. “A Polícia Militar precisa de infraestrutura para realizar o seu trabalho. Estamos muito empenhados em fazer uma grande parceria. A responsabilidade da segurança pública é do Estado, mas a Prefeitura não pode deixar de fazer o seu papel.”
O comandante da 4ª Região da PM, coronel Alexandre Nocelli, fez coro: “Essa ação vem otimizar o policiamento, vai ser um ganho real.Vamos poder distribuir o policiamento efetivamente, com viaturas confortáveis, todas elas com xadrez.” Segundo ele, até o carnaval, os veículos deverão permanecer na cidade. “As viaturas vão para as ruas o mais rápido possível. A meta é chegar no fim do ano com indicadores melhores e diminuir a questão da violência que assola a sociedade.”