Dois são mortos em menos de uma hora em eventos carnavalescos

Atualizada às 19h21
Dois homens foram mortos em um intervalo de cerca uma hora em dois eventos carnavalescos realizados em Juiz de Fora na tarde deste domingo (19). Na primeira ocorrência, registrada por volta das 16h30, na Rua Doutor Moacyr Castro Xavier, no Bairro Linhares, Zona Leste, Anaximandro Mariano, 19 anos, morreu após ser alvo de disparos efetuados durante encontro de foliões no Bloco dos Vasconcelos. De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima, atingida na cabeça, morreu no local. A informação é de que o suspeito do crime, de 27 anos, teria sido acobertado por outros dois homens que estariam em uma motocicleta Yamaha XT 660 preta.
Segundo relato de populares à PM, o crime teria sido motivado por vingança. Ainda conforme o documento policial, o bloco não era regularizado e não tinha autorização da PM para acontecer no local. Após levantamento da perícia, o corpo da vítima foi encaminhado ao IML. Militares fizeram rastreamento na região, mas não localizaram os suspeitos.
Cerca de uma hora depois, por volta das 17h30, outro rapaz, de 22 anos, também foi morto a tiros no Clube do Náutico, na Zona Norte, quando participava do evento pré-carnavalesco Festa do Marujo. De acordo com a PM, quando os militares chegaram ao local, Wallace Luiz de França estava caído ao solo, recebendo atendimentos do Samu, que registrou o óbito ali mesmo. Levantamentos da perícia da Polícia Civil apontaram seis perfurações na cabeça da vítima. Outros dois homens, de 20 e 30 anos, também foram baleados, sendo socorridos e encaminhados para a UPA Norte e, em seguida, transferidos para o HPS.
Conforme informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde, o mais jovem, atingido na região do abdômen, encontra-se com um dreno na região atingida, mas encontrava-se lúcido e orientado na manhã desta segunda. O mais velho, baleado na coxa direita, também segue na unidade de saúde, com quadro estável. Ao ser questionado pela PM, ele não soube apontar quais seriam os possíveis suspeitos e nem detalhes dos autores dos disparos. Viaturas policiais também fizeram rastreamento na região, sem sucesso. O corpo da vítima foi encaminhado para o IML.
Facadas
Na madrugada de sexta para sábado, quatro pessoas, com idades entre 18 e 24 anos, também foram esfaqueadas em um bloco não autorizado pela Prefeitura na Avenida dos Andradas,no Morro da Glória. O evento teria sido convocado pelas redes sociais e reuniu uma multidão. Moradores do entorno acionaram a Polícia Militar, por volta das 22h.
No endereço, os policiais foram recebidos por alguns participantes munidos de paus, pedras e garrafas, que atingiram duas viaturas, provocando danos. Segundo a corporação, foi necessário o uso de munição de borracha para contê-los. Durante a confusão, a PM recebeu relatos de lesão corporal, tentativa de roubo e tentativa de homicídio. Ninguém foi preso.
Sobre a aglomeração na Andradas, a assessoria da SAU informou, por meio de nota, que o Departamento de Fiscalização esteve no local antes, durante e depois do fato, determinando que os bares do entorno cumprissem a legislação vigente e pedindo aos responsáveis que fechassem mais cedo. Mesmo assim, as pessoas continuaram em via pública. “A pasta informou que está atenta e atuante nesta questão, inclusive marcando reuniões com os órgãos de segurança pública, para definir a responsabilidade e a ação de cada instituição. Na sexta-feira, representantes da secretaria estiveram no local com fiscais previamente destinados, tendo sido reforçado o efetivo por profissionais que estavam em São Mateus. A SAU atuou com o objetivo de coibir irregularidades relacionadas às posturas municipais, como venda de produtos em via pública, uso indevido de mesas e cadeiras sem autorização e o abuso na utilização de som automotivo.”
Na Itamar Franco
Na noite de sábado, um adolescente de 17 anos foi atingido com facadas durante concentração de foliões na Avenida Itamar Franco, no São Mateus. Ele estava no bloco Meu Concreto Tá Armado – este com autorização para se apresentar – quando foi surpreendido por um bando. Um dos integrantes estava com uma faca e puxou o cordão do garoto. Sem conseguir retirar o acessório, ele desferiu uma facada na altura do pescoço da vítima, que foi socorrida e levada ao HPS.