Artesãos propõem feira em galeria ao lado do Cine-Theatro Central
Reunião entre vereadores e representantes da SAU e da associação dos artesãos debateu criação da Feira Central Artesanal
Dando continuidade aos trâmites legais para a criação da Feira Central Artesanal, proposta pela Associação de Artesãos do São Mateus, foi realizada na tarde da última segunda-feira (17) uma reunião entre a Comissão Permanente de Abastecimento, Indústria, Comércio, Agropecuária e Defesa do Consumidor; a secretaria de Atividades Urbanas (SAU), representada pelo secretário Eduardo Facio; e representantes da associação.
Os participantes do encontro solicitaram ao secretário a autorização para utilizar a Galeria Ali Halfeld, no lado esquerdo do Cine-Theatro Central. O interesse é ocupar a via semanalmente e em horário comercial, quando seriam expostos artesanato, moda e design produzidos por artesãos de Juiz de Fora e por alunos do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que é parceiro no empreendimento. O evento seria aos moldes da feira que já acontece na Praça Jarbas de Lery, no Bairro São Mateus.
“Ficamos muito satisfeitos com o resultado da reunião. Contamos com o apoio irrestrito do secretário, no que se trata da liberação de via pública. Agora vamos até a Funalfa, por meio do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Comppac) para tratar dessa liberação, uma vez que estaremos ao lado de um bem tombado”, comentou o diretor financeiro da associação de Artesãos, Juninho Sobreira à assessoria da Câmara Municipal.
A associação tem 20 anos de atuação na cidade e há 19 realiza as feiras semanais no Bairro São Mateus. “A realização da feira irá abrir novos espaços para que outros artesãos também exibam seus trabalhos”, comentou Sobreira.
O vereador Charlles Evangelista (PP), que agendou a reunião e é presidente da Comissão que vem tratando do tema, também ressaltou o bom resultado do encontro. “A iniciativa tem como um dos seus principais objetivos estimular a produção e o consumo do artesanato juiz-forano, reconhecido por sua qualidade e riqueza. Além de tudo, o projeto ocupa com qualidade uma área que hoje é degradada, sem qualquer ônus para o município e para o Cine-Theatro Central”, declarou à assessoria da Câmara.