Visitas são suspensas após protesto em penitenciária
Presos de três celas da Penitenciária José Edson Cavalieri, no Bairro Linhares, na Zona Leste da cidade, realizaram um protesto, na manhã deste sábado (18), contra a norma de adequação de visitas, implantadas pela Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi). De acordo com a nota enviada pela Secretaria de Estado de Defesa Social, o caso ocorreu por volta das 9h, quando os presos forçaram a abertura de suas carceragens. Agentes de segurança rapidamente interviram e conseguiram contê-los. Os detentos protestavam contra a norma que determina que apenas aqueles que receberão as visitas tenham acesso ao pátio. Ontem, foi o primeiro dia que a unidade prisional começou a seguir esta norma, ocasionando o descontentamento de alguns detentos.
Diante do episódio, por questões de segurança, a direção-geral da unidade suspendeu as visitas neste fim de semana. No entanto, os familiares que estavam na portaria da penitenciária puderam deixar os alimentos destinados aos presos. A nota da Seds esclarece ainda que não houve situação de motim ou rebelião. A Polícia Civil foi acionada para registrar o boletim de ocorrência. A previsão é que as visitas sejam retomadas na próxima semana.
Os membros dos Direitos Humanos da OAB Cristina Guerra e Sanderson Del Duca estiveram na penitenciária a fim de verificar a situação. “Estivemos no local para verificar a integridade física dos detentos, e está tudo bem. O caso será levado para o Juiz de Execuções Penais, que irá julgar a situação dos envolvidos, a fim de adotar as medidas necessárias”, destacou Sanderson Del Duca.