Catedral Metropolitana promove almoço em prol da restauração


Por Guilherme Arêas

18/02/2017 às 07h00

Foto: Fernando Priamo
Foto: Fernando Priamo

A restauração da pintura interna da Catedral Metropolitana de Juiz de Fora conta com mais uma ação para custear a obra. Neste domingo (19), a igreja promove um almoço em prol da pintura, das 11h às 13, no salão do primeiro andar, ao preço de R$ 12. Os convites deverão ser adquiridos na hora. Também para cobrir os gastos com a restauração, a Catedral irá sortear uma moto, dia 29 de abril, pela Loteria Federal. Os bilhetes custam R$ 5 e estão disponíveis na recepção da paróquia ou ao final das missas. Para o caso de contribuições de maior valor, é necessário procurar a Tesouraria.

Iniciada em agosto do ano passado, a restauração da pintura está prevista para terminar em outubro de 2018. De acordo com a assessoria da Catedral, os restauradores fizeram um intenso trabalho de pesquisa para manter os traços e as cores originais, e restabelecer o estado original das pinturas, tanto do teto quanto das paredes e colunas. Parte da pintura existente é datada de 1956.

Foram feitas ainda reformas dos telhados, da sacristia, da recepção, dos salões e das 45 salas do prédio administrativo. No local, houve também a implantação de sistemas de prevenção de incêndio e de segurança, como a instalação de alarmes e câmeras, e o gradeamento em torno da igreja para proteger o prédio e proporcionar segurança aos paroquianos.

 

Tombamento

A fachada da Catedral foi tombada em 27 de setembro de 2001, pelo decreto municipal 7135, levando em consideração o valor histórico e cultural, a composição das fachadas de características românicas e o conjunto arquitetônico (a nave central, as torres, o transcepto e as capelas poligonais). Os objetos de preservação, cuja inscrição está no Livro do Tombo, abrangem a volumetria construtiva e as fachadas voltadas para a Avenida Barão do Rio Branco e a ruas Fernando Lobo, Santo Antônio e Espírito Santo. Por ser um dos bens tombados do município, foi necessária autorização do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac) para a pintura externa.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.