Café da manhã solidário e doação de alimentos marcam Dia Mundial da Alimentação

Evento, promovido pela PJF em parceria com o Comsea, começou às 9h desta segunda-feira e vai até as 16h com distribuição de materiais educativos e avaliação antropométrica


Por Nayara Zanetti, estagiária sob supervisão da editora Rafaela Carvalho

17/10/2022 às 12h56- Atualizada 17/10/2022 às 12h58

dia da alimentacao nayara zanetti 4
Alimentos produzidos por pequenos produtores foram distribuídos durante a ação (Foto: Nayara Zanetti)

Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado no último domingo (16), a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Juiz de Fora (Comsea-JF) promove ações voltadas para a segurança alimentar nesta segunda-feira (17), na Praça da Estação. O evento teve início às 9h, com distribuição de café da manhã e doação de alimentos de pequenos produtores rurais para todos que passaram pelo local. A programação segue até as 16h, com divulgação de materiais sobre educação alimentar e nutricional e avaliação antropométrica.

Em entrevista à Tribuna, a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Juiz de Fora, Fabíola Paulino Silva, afirmou que, atualmente, o município tem 50 mil pessoas em situação de insegurança alimentar. “A ação marca um diálogo com a população e também propõe pensar em ações que a gente pode promover para retirar essas pessoas da condição de insegurança alimentar”, pontua Fabíola.

A iniciativa reuniu todos os membros do Comsea para preparar o café solidário. Entre eles estavam a Associação Monte de Gente Interessada em Cultivo Orgânico (Mogico), o Mutirão da Meninada, do Bairro Vale Verde, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Associação de Reciclagem e Artesanato (Lixarte). No total, foram doadas dez caixas de verduras e três caixas com produtos diversificados, como batata, cenoura e inhame, o que atende mais de 30 pessoas.

dia da alimentacao nayara zanetti 5
Um dos objetivos da ação é conscientizar a população sobre a importância da economia solidária, inclusive para levar segurança alimentar (Foto: Nayara Zanetti)

Segundo a presidente do Comsea-JF, Maria Geralda de Souza Lopes, qualquer pessoa que passar pela Praça da Estação até as 16h pode pegar os alimentos, que serão distribuídos até terminar o estoque. “A gente quer mostrar que temos uma forma diferente de trazer segurança alimentar para a população de Juiz de Fora por meio da Economia Solidária.”

O presidente da Mogico, Waltencir Carlos da Silva, destaca que a ação permite a valorização e aproximação de produtores da cidade para fortalecer a economia local e a agroecologia sustentável, oferecendo produtos saudáveis, sem veneno e com preços mais em conta.

Uendi Campos é voluntário do Plantio Solidário, um projeto de alimentação solidária que faz doação dos produtos produzidos no campo para famílias em vulnerabilidade social da cidade. Nesta manhã, Uendi ajudou na distribuição dos alimentos produzidos pelo MST. De acordo com ele, ações como essa mostram de que forma a economia solidária pode contribuir no combate à fome.

Outros serviços

Além da distribuição de alimentos, serão doadas mudas de hortaliças pelo Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região. Os cursos de Nutrição das Faculdades Estácio de Sá e Universo estão medindo a pressão e a glicose da população, e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está responsável pela realização de atividades educativas relacionadas à alimentação saudável, segurança alimentar e agroecologia.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.