Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

Crianças com comorbidade são incluídas como prioridade na vacinação contra a Covid-19

Calendário inicialmente divulgado pela Prefeitura não previa convocação prioritária; PJF divulga 12 postos de vacinação para o novo grupo


Por Gabriel Silva, sob a supervisão do editor Bruno Kaehler

17/01/2022 às 12h47- Atualizada 17/01/2022 às 15h53

Crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente poderão se vacinar contra a Covid-19 em Juiz de Fora a partir da próxima quinta-feira (20). Na data, também serão atendidos os jovens de 11 anos sem comorbidades. A mudança no calendário de vacinação foi divulgada na tarde desta segunda-feira (17) pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), que também informou os 12 locais de imunização que atenderão aos grupos.

Anteriormente, o cronograma juiz-forano de vacinação não previa a priorização de crianças com comorbidades ou com deficiência permanente. Agora, os jovens que se enquadram nessas categorias e têm entre 5 e 11 anos poderão se vacinar na quinta, caso tenham nascido entre janeiro e junho, e na sexta-feira (21), para aqueles nascidos entre julho e dezembro, juntamente com as crianças de 11 anos sem comorbidades.

De acordo com a Secretaria de Saúde da PJF, a vacinação infantil irá ocorrer no Espaço Cidade, das 8h às 11h, e nas dez unidades básicas de saúde de referência, de 8h às 11h e de 13h às 16h. As UBSs de referência são as dos bairros Benfica, Milho Branco, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Lourdes, Progresso, Santa Cecília, Santa Luzia, São Pedro e Vila Ideal. Nas quintas-feiras, o horário nas UBSs de referência é reduzido, operando até as 14h.

Para o grupo de crianças com comorbidades ou deficiência, é necessário apresentar um comprovante ou declaração médica dos últimos 12 meses. Além disso, também deve-se apresentar o comprovante de residência de pai, mãe ou responsável legal, com endereço no município; um documento de identificação; e o cartão SUS. A criança que não possuir cartão SUS pode apresentar a certidão de nascimento. 

As primeiras doses de vacinas pediátricas contra a Covid chegaram a Juiz de Fora no último sábado (15), recebidas pela Superintendência Regional de Saúde (SRS-JF) do município. De 3.820 unidades entregues à regional, 2.530 foram destinadas à PJF.

O calendário de vacinação do Município prevê a vacinação de todas as crianças entre 5 e 10 anos até o dia 8 de fevereiro. O cumprimento do cronograma, entretanto, depende da disponibilização de doses suficientes para imunizar todo o grupo, conforme lembra a Prefeitura.

Calendário de vacinação de crianças em Juiz de Fora

Quinta-feira (20/01) – Crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e crianças de 11 anos nascidas entre janeiro e junho

Sexta-feira (21/01) – Crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e crianças de 11 anos nascidas entre julho e dezembro

Segunda-feira (24/01) – Crianças de 10 anos 

Terça-feira (25/01) – Crianças de 10 anos 

O conteúdo continua após o anúncio

Quarta-feira (26/01) – Crianças de 9 anos 

Quinta-feira (27/01) – Crianças de 9 anos 

Sexta-feira (28/01) – Crianças de 8 anos 

Segunda-feira  (31/01) – Crianças de 8 anos 

Terça-feira (01/02) – Crianças de 7 anos 

Quarta-feira (02/02) – Crianças de 7 anos

Quinta-feira (03/02) – Crianças de 6 anos 

Sexta-feira (04/02) – Crianças de 6 anos

Segunda-feira (07/02) – Crianças de 5 anos 

Terça-feira (8/02) – Crianças de 5 anos

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia