Tópicos em alta: coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Divulgado calendário de vacinação das crianças em Juiz de Fora; confira datas

Imunização será iniciada pelas crianças de 11 anos; calendário divulgado pela PJF prevê encerramento do novo grupo até fevereiro


Por Tribuna

13/01/2022 às 12h28- Atualizada 13/01/2022 às 12h35

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) vai começar a vacinação de crianças contra a Covid-19 na próxima quinta-feira (20). A imunização, de acordo com o calendário municipal divulgado nesta quinta-feira (13), será iniciada pelas crianças de 11 anos e a expectativa do Município é que todo o grupo seja atendido até o próximo dia 8 de fevereiro. Também nesta quinta, o Governo de Minas Gerais confirmou a chegada de 110 mil doses infantis da Pfizer, na sexta-feira (14), para atender à nova faixa etária. As unidades devem chegar em Juiz de Fora até sábado (15).

O calendário municipal (confira em detalhe ao final da matéria) prevê a abertura de novas idades a cada dois dias. Ou seja, as crianças de 11 anos serão vacinadas nos dias 20 e 21. Na semana seguinte, as crianças de 10 anos são vacinadas nos dias 24 e 25; e assim por diante. No dia 8 de fevereiro, é prevista a vacinação de crianças de 5 anos, encerrando o novo grupo. O cronograma divulgado não prevê atendimento diferenciado a grupos prioritários.

Apenas de ter divulgado o calendário, a Secretaria de Saúde (SS) da PJF informou, também, que “a manutenção das datas deste calendário dependem da disponibilização das doses do imunizante por parte do Ministério da Saúde (MS)”. Além disso, a pasta municipal informou que o intervalo entre a primeira e a segunda doses, inicialmente, será de oito semanas. “Os locais de vacinação para as crianças serão divulgados posteriormente pela PJF”, afirma, em comunicado. 

O conteúdo continua após o anúncio

De acordo com a Prefeitura, a partir das 8h de sexta-feira os pais e responsáveis pelas crianças poderão realizar o pré-cadastro para a vacinação do novo grupo.

Calendário de vacinação de crianças em Juiz de Fora

  • Quinta-feira (20/01) – Crianças de 11 anos 
  • Sexta-feira (21/01) – Crianças de 11 anos 
  • Segunda-feira (24/01) – Crianças de 10 anos 
  • Terça-feira (25/01) – Crianças de 10 anos 
  • Quarta-feira (26/01) – Crianças de 9 anos 
  • Quinta-feira (27/01) – Crianças de 9 anos 
  • Sexta-feira (28/01) – Crianças de 8 anos 
  • Segunda-feira  (31/01) – Crianças de 8 anos 
  • Terça-feira (01/02) – Crianças de 7 anos 
  • Quarta-feira (02/02) – Crianças de 7 anos
  • Quinta-feira (03/02) – Crianças de 6 anos 
  • Sexta-feira (04/02) – Crianças de 6 anos
  • Segunda-feira (07/02) – Crianças de 5 anos 
  • Terça-feira (8/02) – Crianças de 5 anos

Chegada das doses em Minas

Também nesta quinta-feira, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informou que a chegada das primeiras 110 mil doses infantis da vacina da Pfizer contra a Covid-19 ocorrerá na sexta-feira (14). De acordo com a pasta estadual, a logística de distribuição prevê disponibilização ainda na sexta para os municípios da região de Belo Horizonte e a chegada das doses para as demais regiões até sábado (15).

Diferentemente do calendário da PJF, entretanto, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, afirmou ter a expectativa de que nota técnica do Ministério da Saúde oriente aplicação das vacinas primeiramente em grupos prioritários. “A expectativa é que crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência permanente, quilombolas e indígenas sejam grupos prioritários e, depois, (sejam atendidas) as (demais) de 11 a 5 anos”, diz. “Oficialmente, a partir de sábado a gente já pode ter a primeira criança de 5 a 11 anos vacinada no estado de Minas”, destaca Baccheretti.

Além do conflito quanto à ordem de vacinação, outra discordância ocorre quanto ao cronograma projetado para encerrar a imunização do grupo. A SES afirma que há a previsão de entrega de cerca de 20 milhões de doses infantis, para todo o país, até o mês de março. Esse quantitativo seria suficiente para imunizar todo o grupo de crianças de 5 a 11 anos com a primeira dose no país. Ou seja, a expectativa difere do calendário da PJF, que projeta a vacinação dos jovens até fevereiro. “Caso tenha adiantamento dessas remessas, a gente consegue terminar antes”, ressalta Baccheretti.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia