IncĂȘndios aumentam 130% em Juiz de Fora
Foram 106 ocorrĂȘncias de incĂȘndio florestais em 14 dias deste mĂȘs. Fator humano Ă© a principal causa
O Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora registrou um aumento de 130% nas ocorrĂȘncias de incĂȘndios florestais. O dado Ă© relativo aos 14 primeiros dias deste mĂȘs quando comparado ao mesmo perĂodo do ano passado. Segundo a corporação, foram 106 ocorrĂȘncias este mĂȘs, 22 delas apenas entre o Ășltimo sĂĄbado (12) e domingo (13). O alto Ăndice dos casos acende o alerta para os riscos e consequĂȘncias das queimadas em vegetação.
Um dos Ășltimos casos foi um incĂȘndio de grandes proporçÔes que ameaçou casas na segunda-feira (14), no Bairro Salvaterra, na Zona Sul de Juiz de Fora. As chamas teriam começado no inĂcio da tarde, no entanto, diante da grande demanda de ocorrĂȘncias semelhantes, sĂł por volta das 17h um caminhĂŁo da corporação conseguiu ser enviado ao endereço.
Segundo o Quarto BatalhĂŁo de Bombeiros Militar, o aumento significativo no nĂșmero de ocorrĂȘncias chama a atenção da corporação. Os bombeiros apontam que a maioria dos incĂȘndios florestais sĂŁo causados pela ação do homem, por meio de queimada para renovação de pastagem, descuido com fogueiras, guimbas de cigarro lançadas na vegetação, entre outras açÔes. Somado a isso, estĂĄ o tempo seco. A segunda quinzena de setembro segue com tempo seco e quente em Juiz de Fora e na Zona da Mata.
O alerta para a população Ă© em relação aos riscos das queimadas, que podem causar danos irreversĂveis ao meio ambiente, aos bens de outras pessoas e atĂ©Â ceifar vidas animais e humanas. AlĂ©m disso,  incĂȘndios de matas podem atingir diretamente a saĂșde da população, causando adoecimentos, como  a asma, bronquite, problemas respiratĂłrios e alĂ©rgicos
O Corpo de Bombeiros Militar orienta que as pessoas nĂŁo joguem guimbas de cigarro pela janela do veĂculo e , caso faça uma fogueira ao acampar, Ă© necessĂĄrio fazer uma proteção em seu entorno com pedras e retirando folhas secas. Se avistar algum princĂpio de incĂȘndio em vegetação, a orientação Ă©Â ligar para o 193, nĂșmero de emergĂȘncia da corporação, e pedir ajuda.
No caso de flagrar alguĂ©m colocando fogo em vegetação, a pessoa deve ligar tambĂ©m para a PolĂcia Militar, pelo 190. Quem for pego colocando fogo em vegetação pode ser presa pelo crime ambiental e incorre tambĂ©m em multa.