Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada novamente
Vacinas estão disponíveis nas UBS, PAM Marechal e nos departamentos de Saúde da Criança e do Adolescente e do Idoso. Em Juiz de Fora, até agora, 83,31% do público-alvo está protegido contra a doença.
O Ministério da Saúde prorrogou mais uma vez a campanha de vacinação contra a gripe. O prazo final foi estendido até 22 de junho. O objetivo é imunizar crianças de seis meses a menores de cinco anos, mães com bebês de até 45 dias, gestantes – puérperas, trabalhadores da área de saúde, idosos, doentes crônicos – dentro do grupo das comorbidades (duas ou mais doenças simultâneas na mesma pessoa) preconizadas pelo Ministério da Saúde, e com receita médica – e professores das redes pública e privada. Em Juiz de Fora, até agora, 83,31% do público-alvo está protegido contra a doença.
O grupo de crianças continua sendo o de menor cobertura, com 15.107 doses aplicadas, equivalente a 56,29% do total; trabalhadores da saúde, 99,24%; grávidas, 58,44%; puérperas, 87,44%; idosos, 89,32%; e profissionais de educação, 98,09%.
As vacinas estão disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBS); no Posto de Atendimento Médico (PAM Marechal – no térreo), e nos departamentos de Saúde da Criança e do Adolescente (Rua São Sebastião, 772, Centro) e do Idoso (Rua Batista de Oliveira, 943, Centro, quase esquina com Avenida Itamar Franco), para pessoas com mais de 60 anos.
A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos da influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. Composta por vírus inativados, ou seja, mortos, a vacina é segura. A dose é contraindicada para pessoas que têm histórico de reação grave a doses anteriores ou alergia grave a ovo de galinha. É recomendado adiar a vacinação por dez dias para pessoas que apresentam doença aguda grave.