Após denúncia, jovem é preso por suspeita de ligação com tráfico
PM destacou que foram 2633 denúncias em 2018 e destacou a importância de a população continuar denunciando
A Polícia Militar registrou, em 2018, na área da 4ª Região da Polícia Militar, que engloba Juiz de Fora e outros 85 municípios, 2.225 ocorrências relacionadas a tráfico de drogas. Foram 2.971 prisões e apreensões. Segundo a corporação, o que ajudou a fomentar as ações foram as denúncias anônimas. Foram 3.807 na região, 2.633 somente em Juiz de Fora no ano passado. A PM destacou que muitas delas foram essenciais para a prisão de suspeitos e apreensões de materiais ilícitos. Na noite desta quinta-feira (14), foi uma ligação para o Disque Denúncia Unificado (DDU), que atende pelo 181, que fez com que militares chegassem a um jovem, 24 anos, que acabou flagrado com drogas no Bairro Esplanada, Zona Norte de Juiz de Fora.
De acordo com informações do documento policial, os agentes deram início aos levantamento depois que a denúncia via telefone apontou comércio de drogas no bairro. Os policiais seguiram para a casa do suspeito de 24 anos, onde os pais dele autorizaram a entrada da equipe. O jovem estava em casa e confessou que guardava maconha para consumo próprio em seu quarto.
Os policiais encontraram no cômodo uma porção do entorpecente, uma balança digital e embalagens plásticas. Depois que os militares encontraram os materiais, o rapaz pediu para usar o banheiro. Como ele demorava, os agentes perceberam que ele estava usando o celular, possivelmente avisando alguém da presença policial. Ele teria confessado que no aparelho havia diversas conversas ligadas ao comércio de drogas e que o número de contato do aplicativo WhatsApp que usava era de outro suspeito, que havia sido citado na denúncia via telefone e que não foi encontrado. O jovem foi preso em flagrante e levado para a delegacia.
Redução de crimes violentos
A PM destacou em nota que o tráfico ilícito de drogas tem sido amplamente combatido pela corporação, “não somente pela necessidade de redução deste crime em espécie mas, principalmente, pela insegurança subjetiva causada pelos crimes violentos praticados em consequência deste. Um dado relevante aponta que cerca de 80% dos envolvidos em crimes violentos em Juiz de Fora, como vítimas ou autores, estão vinculados ao tráfico”.
Em consequência das ações contra o tráfico, a PM destacou redução de cerca de 22% nos crimes violentos e 39% nos homicídios na região. “Estas ações de tráfico são complexas, já que para configuração do delito há necessidade de refinada coleta de dados para adequação ao tipo penal, bem como determinar à autoria e a materialidade. O grande desafio da Polícia Militar é aproveitar a situação de flagrância do delito para chegar não somente aos usuários, cada vez menos apenados pela lei, desde 2006 não sendo sujeitos a privação da liberdade, mas localizar o intermediário e o fornecedor das drogas ilícitas ou obter informações relevantes para que as Polícias Judiciárias da União e Estadual tenham maior êxito na persecução criminal”.
O comando da 4ª Região de Polícia Militar reiterou que irá intensificar e aperfeiçoar ainda mais o combate ao tráfico, realizando operações, alimentando o cadastro de autores envolvidos com esta prática, utilizando de tecnologias e treinamentos específicos, como o emprego de cães adestrados, e buscando maior interação com os demais órgãos policiais, judiciários e Ministério Público. A PM reiterou que informações relevantes devem ser repassadas por meio do telefone 181.