Alunos da UFJF fazem alerta sobre o linfoma


Por Tribuna

14/09/2016 às 19h29- Atualizada 15/09/2016 às 12h31

Atualizada às 12h30, do dia 15/09

lonfoma-olavo
Estudantes da UFJF realizaram uma campanha de orientação sobre o linfoma, um tipo de câncer que atinge o sistema linfático. O evento aconteceu nesta quinta (15), Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, no campus universitário. Os alunos dos cursos de Enfermagem e de Medicina que compõem a Liga de Hematologia (LAH) estiveram ao redor do anel viário do campus, das 8h ao meio-dia, distribuindo panfletos e orientando sobre os diversos aspectos da doença, a fim de demonstrar a importância do diagnóstico precoce para maior chance de cura.

O linfoma leva ao déficit de imunidade, o que predispõe o paciente a ter infecções de repetição. Acomete pessoas de todas as idades. Ainda não foram descobertas formas de prevenção, mas a doença pode ser curada em grande parte dos casos.

Os principais sintomas são aumento dos gânglios, febre, sudorese noturna, perda de peso e maior suscetibilidade a algumas infecções. Em alguns casos, é possível que os pacientes não tenha sintomas. O diagnóstico pode ser feito por meio de exame físico, biópsia, exame de sangue ou por imagem (radiografia, tomografia e ressonância). As principais formas de tratamento são quimioterapia, radioterapia, transplante de medula óssea e uso de anticorpos monoclonais.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.