Defesa Civil monitora áreas desocupadas
A Defesa Civil iniciou esta semana a execução do “Plano de Monitoramento de Áreas Desocupadas”. O objetivo é evitar que novas construções sejam feitas em áreas não recomendadas pelo órgão, como aquelas onde houve demolições em razão de riscos estruturais.
Conforme o subsecretário e coordenador da Defesa Civil, Márcio Deotti, cerca de 70 pontos, que já passaram por algum tipo de atendimento do órgão, serão acompanhados e fiscalizados por equipes de engenheiros. “Estas visitas serão rotineiras e deveremos fazê-las várias vezes ao longo do ano. Também é importante a participação dos vizinhos, que podem denunciar construções irregulares nestas áreas pelo telefone 199.”
Segundo Deotti, muitos dos 70 pontos são de propriedade das famílias beneficiadas pelo programa habitacional “Minha casa, minha vida”. Isso porque entre os grupos prioritários a receber novos imóveis está aquele formado por moradores de áreas de risco, e uma das condições para receber o novo imóvel é permitir a demolição do existente. “Ela continua proprietária do terreno, mas não pode voltar a construir enquanto os problemas estruturais não forem corrigidos.”
Ainda conforme Deotti, o trabalho de prevenção está intensificado nesta época do ano porque o de resposta está sendo pouco demandado, principalmente em razão do baixo volume de chuvas.