Emoção nas arquibancadas do circo


Por NATHÁLIA CARVALHO

13/08/2015 às 20h00- Atualizada 14/08/2015 às 08h29

Espetáculo de graça com casa lotada fascinou crianças e idosos na plateia (Olavo Prazeres/13-08-15)

Espetáculo de graça com casa lotada fascinou crianças e idosos na plateia (Olavo Prazeres/13-08-15)

“Estou muito emocionada. Só conhecia o circo pela TV e agora finalmente estou vendo de perto.” Acompanhada de um lencinho para enxugar as lágrimas, dona Elsa da Costa pisou nesta quinta-feira (13)  numa arquibancada circense pela primeira vez. Das apresentações no picadeiro, ela só conhecia os acrobatas e palhaços. “Nunca tive a oportunidade de ir porque trabalhava em casa de família, e eles viviam viajando”, comenta a mulher, de 60 anos, moradora da Fundação Espírita João de Freitas. Ela e outros centenas de assistidos por projetos sociais tiveram a oportunidade de presenciar uma apresentação gratuita do Circo Fantástico. A iniciativa foi realizada por meio de parceira entre o projeto “Bem Comum”, da Prefeitura, e os responsáveis pelo espetáculo. No total, 900 pessoas foram convidadas, incluindo crianças e idosos.

Quem também estreou no “respeitável público” foi a dona de casa Marilda de Oliveira, 52, e sua filha Laís, 17, atendida no Instituto Bruno. A mãe contou que a menina, que possui baixa visão e mobilidade motora, ficou empolgada quando recebeu o convite. “É uma oportunidade de incluí-la no convívio com outras crianças. Por ter muita luz e cores, ela consegue perceber muita coisa, um show à parte”, comenta Marilda, que também não escondeu a emoção. A pequena Isabely, de 9 anos, não conseguia tirar o olho das apresentações, nem para dar entrevista. “É a primeira vez que eu venho no circo, e era exatamente como eu imaginava. Queria ver o trapézio porque gosto muito de ginástica e faço natação”, comenta a menina, levada pela mãe, Luciana Bagaza, cozinheira da Casa da Menina Artesã. Cerca de 80 crianças de até 6 anos da creche assistencial Criança Feliz lotaram uma arquibancada. Apesar da pouca idade, pareciam fascinadas.

O prefeito Bruno Siqueira (PMDB) também esteve no espetáculo e contou que a ideia surgiu quando ele esteve no circo com sua família. “Os responsáveis pelo circo me abordaram e fizeram o convite para que levássemos pessoas carentes para assistir.” Após conversas, ficou decidido que haveria uma sessão especial, conforme explicou a responsável pelo marketing do circo, Mônica Ribas. “Em todo lugar que vamos, damos oportunidade para pessoas entrarem de graça. O objetivo é levar o espetáculo a quem não teria condições de assistir.” O Circo Fantástico está no estacionamento do Independência Shopping e permanece na cidade até o dia 30 de agosto.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.