Enem confirma divulgação das notas nesta terça
Atualizada às 14h11
Estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não conseguiram acessar suas notas na manhã desta terça-feira (13). A assessoria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que as notas ainda não foram divulgadas, mas afirmou que o resultado sairá ainda hoje. Além disso, devido ao grande número de acessos, o portal do instituto está congestionado.
O resultado possibilita aos participantes concorrerem a uma das 1.757 vagas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). As inscrições para a edição de 2015 do Sisu terá início na próxima segunda-feira e segue até o dia 22, exclusivamente pela internet.
Aproximadamente 6 milhões de estudantes participaram Enem. Para ter acesso ao resultado, os candidatos precisam do número de inscrição ou do CPF e da senha criada no momento da inscrição. No entanto, o link que levaria ao registro para o acesso à nota está indiponível.
[Relaciondas_post]
O gabarito das provas está disponibilizado aos estudantes desde o ano passado. A correção da prova, todavia, leva em consideração mais do que apenas a contagem dos erros e acertos. O valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros naquele item, sendo usada a Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Assim, uma questão que muitos candidatos acertaram é considerada mais fácil e não valerá tantos pontos. Já o candidato que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.
A nota do Enem poderá ser usada para participar do Sistema ùnico de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições serão de 19 a 22 deste mês, e do Programa Universidade Para Todos (ProUni), com inscrições de 26 a 29 de janeiro. Servirá também para certificar o ensino médio, obter empréstimo pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de participar do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras. No ano passado, o exame foi realizado em mais de 1,7 mil cidades brasileiras.