Instabilidade atinge bancos Bradesco e Next; usuários relatam falhas no PIX

Reclamações começaram cedo e se espalharam para outros bancos; Downdetector aponta problemas em internet banking e aplicativos


Por Mariana Souza*

12/12/2025 às 15h42- Atualizada 12/12/2025 às 15h48

O aplicativo do Banco Bradesco apresenta instabilidade nesta sexta-feira (12), segundo a plataforma Downdetector, que monitora problemas e quedas de serviço. De acordo com a ferramenta, as reclamações começaram a ser registradas por volta das 6h.

Ainda segundo a plataforma, o pico de notificações ocorreu às 8h40, com 2.256 reclamações. Os usuários relataram instabilidade no aplicativo para pessoa física (62%), no Bradesco Net Empresa (26%) e no internet banking para pessoa física (13%).

Além do aplicativo bancário, usuários também relataram problemas no Bradesco Seguros, seguradora do grupo. Segundo os registros, 60% das reclamações apontavam dificuldade para navegar no aplicativo móvel. A Ágora Investimentos, plataforma de investimentos do Bradesco, também teve relatos de instabilidade, principalmente no site.

Usuários relatam falhas no Next desde a noite de quinta

A Downdetector também sinalizou instabilidade no aplicativo do banco digital Next., que pertence ao Bradesco. O pico de notificações foi registrado às 10h25, com relatos de falhas em operações no internet banking (77%), consulta de saldo (13%) e saques (11%).

Nos comentários da plataforma, usuários afirmaram que não conseguiam abrir o aplicativo em dispositivos móveis desde a noite de quinta-feira (11).

Downdetector aponta instabilidade em outros bancos

Além de Bradesco e Next, a plataforma também registrou instabilidade em outras instituições financeiras, como Banco do Brasil, Itaú, Caixa, Santander, Nubank, ModalMais, Banco Inter, Sicoob e Sicredi.

Apesar do número menor de reclamações, houve relatos de problemas em operações no internet banking, dificuldade de login no aplicativo e falhas no Pix.

Instabilidade no Pix afeta pagamentos e transferências

Usuários relataram que o Pix apresentava problemas com pagamentos (63%), transferências (22%) e aplicativo móvel (16%), segundo o Downdetector.

O pico de reclamações ocorreu às 8h14 Além do Pix, o Banco Central também apareceu com registros de instabilidade nesta sexta. As principais reclamações foram relacionadas a Pix (68%), operações no internet banking (27%) e depósitos (5%).

A Tribuna questionou o Bradesco e também solicitou informações à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e ao Banco Central sobre a instabilidade registrada em diversas instituições financeiras.

Em nota, o Bradesco informou que os aplicativos para pessoa física e pessoa jurídica apresentam instabilidade, com episódios de intermitência. O banco afirmou ainda que suas equipes técnicas atuam para normalizar os serviços o mais rápido possível. “A instabilidade está relacionada a um problema no ambiente de infraestrutura interna do banco.” As demais instituições não se posicionaram até o fechamento desta edição.

*estagiária sob supervisão da editora Fabíola Costa

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.