PM e Guarda Municipal reforçam segurança no carnaval
A programação carnavalesca de Juiz de Fora começa neste sábado (11) com o Corredor da Folia, e, para reforçar a segurança durante o período, que se estende até 28 de fevereiro, a Polícia Militar irá colocar nas ruas todo seu efetivo, incluindo militares da área administrativa. Conforme o assessor de comunicação da 4ª Região da Polícia Militar (4ª RPM), major Marcellus Machado, foi elaborado um planejamento estratégico a fim de dar segurança a todos os 65 blocos e bandas, inclusive, ao desfile da Banda Daki, que deve atrair de 25 a 30 mil participantes. A programação conta ainda com 13 shows, dois afoxés, e a volta do desfile das escolas de samba, que este ano acontece no Parque de Exposições.
Em todos os dias, militares da Rotam, do Pelotão de Choque, do Canil, da Banda de Música e do 2º Batalhão estarão espalhados nos pontos onde ocorrerão os eventos. No entanto, o efetivo empenhado não foi divulgado pela PM. A festa de Momo conta ainda com apoio da Guarda Municipal.
Policiais poderão realizar buscas pessoais nos casos em que houver necessidade. “Haverá também o reforço de viaturas e motocicletas no patrulhamento. Pontos de bloqueio estarão montados pela cidade. Dessa forma, estamos preparados tanto para esses eventos, quanto para o período oficial de carnaval, quando muitas pessoas devem chegar a Juiz de Fora”, ressaltou Marcellus. Além disso, os trabalhos das equipes serão potencializados pelo videomonitoramento do programa Olho Vivo.
Capacitação
Toda a tropa da Guarda Municipal está recebendo capacitação para atuar na festa de Momo durante o período de 16 a 25 de fevereiro, acompanhando desfiles de blocos e das escolas de samba. Conforme a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania, “o objetivo é promover a prevenção ostensiva nos locais de realização da folia, garantindo o clima de tranquilidade”. Serão escalados o máximo do contingente da Guarda Municipal. “Tirando os guardas de férias ou em licença, estamos colocando todo o corpo operacional da GM em serviço. Até as folgas foram suspensas”, afirma a Comandante da Guarda, Emilce de Castro.
Este é o primeiro carnaval que a tropa estará equipada com armamento não letal, implantado em dezembro do ano passado. São 49 pistolas elétricas e quatro lançadores de balas de borracha. Os equipamentos se somam a outros já utilizados, como rádios de alta tecnologia, tonfa ou bastão, coletes balísticos e dois tipos de spray de pimenta.
Proibição
A comercialização e o consumo de bebidas acondicionadas em garrafas de vidros estão proibidos por decreto municipal (Decreto Nº 12.560 de 13 de janeiro de 2016), assim como a comercialização, distribuição e utilização de produtos identificados como “serpentina metalizada”, “chuva de prata metalizada” e similares (Lei Municipal 12398/11). A Lei Estadual 20374/12 proíbe a produção, a distribuição, a comercialização, e a utilização, no Estado, destes mesmos materiais.