Passe livre em JF: solicitação pode ser feita em unidades do Diga
Benefício pode ser concedido para pessoas com deficiências permanentes ou temporárias, pacientes em tratamentos oncológicos ou renais crônicos
Indivíduos interessados em receber o cartão de passe livre, benefício voltado para a gratuidade no transporte público urbano, podem realizar as solicitações junto à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), conforme anunciou o Município em seu site nesta terça-feira (9). O direito pode ser concedido para pessoas com deficiências permanentes ou temporárias, pacientes em tratamentos oncológicos ou renais crônicos.
O atendimento é realizado presencialmente nas unidades do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga), das 7h às 17h. Também pode ser solicitado no mesmo local o carro de apoio, serviço de atendimento adaptado especificamente para atender pessoas com deficiência e com dificuldades de locomoção.
Documentação necessária
Para solicitação de cadastro novo, é preciso comparecer com certidão de nascimento (no caso de menor de idade sem CPF), comprovante de renda, comprovante de residência (água, luz ou telefone), documento de identidade e CPF; e laudo médico conforme formulário próprio do setor disponível.
Já para solicitação de revalidação, no caso de pessoas com deficiência permanente, é preciso de cartão Passe Livre, certidão de nascimento (no caso de menor de idade sem CPF), comprovante de renda, comprovante de residência (água, luz ou telefone), documento de identidade e CPF.
Para solicitação de revalidação de cadastro temporário (pessoas com deficiência temporária que precisam de fisioterapia e pacientes em tratamentos oncológicos ou renais crônicos), é necessário certidão de nascimento (no caso de menor de idade sem CPF), comprovante de renda, comprovante de residência (água, luz ou telefone), documento de Identidade e CPF, guia de tratamento médico já marcada com data e local (para pacientes em fisioterapia) e laudo médico conforme formulário próprio do setor disponível.
A solicitação de carro de apoio, por sua vez, deve ser feita com certidão de nascimento (no caso de menor de idade sem CPF), comprovante de residência (água, luz ou telefone), documento de Identidade e CPF e laudo Médico (em formulário próprio do setor disponível).
Além desses dados, outras documentações específicas podem ser necessárias para cada tipo de atendimento. Antes de comparecer ao Diga, a recomendação é de que os cidadãos esclareçam suas dúvidas em relação à documentação e a outros serviços pelo WhatsApp no número do departamento, que é (32) 2104-8531.
LEIA TAMBÉM: Lei dos bicicletários sofre alterações em Juiz de Fora
Confira os endereços do Diga em Juiz de Fora:
Diga Centro
Av. Barão do Rio Branco nº 1843 / 2° andar – Centro
Av. Brasil nº 2001 / Térreo – Centro (Prédio-Sede da PJF)
Av. Presidente Itamar Franco nº 992 – Centro (Procon)
Rua Marechal Deodoro nº 496 – Centro (PAM Marechal)
Diga Centro-Sul
Rua São Mateus nº 300 – São Mateus
Telefone: (32) 2104-7063
Diga Nordeste
Av. Rui Barbosa nº 530 – Santa Terezinha
Diga Norte
Av. Presidente Juscelino Kubitschek nº 900 / loja 14 – Francisco Bernardino (Moinho)
Telefone: (32) 3690-7635
Rua Inês Garcia nº 357 – Benfica
Diga Oeste
Av. Presidente Costa e Silva nº 2066 – São Pedro
Telefone: (32) 3690-8285
Diga Sul
Rua Porto das Flores nº 276 – Santa Luzia