Contagem de votos de consulta da UFJF começará nesta quarta
Sem caráter deliberativo, pleito deve avalizar presença dos reitores Marcus Vinicius David e Girlene Silva, integrantes de chapa única, em lista tríplice
A Comissão Organizadora da Consulta Pública (COCP) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) iniciará, nesta quarta-feira (9), às 22h, a apuração dos votos da consulta pública para a Reitoria durante o quadriênio 2020-2024. Desde esta terça (8), docentes, discentes e técnico-administrativos têm ido às 29 seções eleitorais dos campi Governador Valadares e Juiz de Fora para exercer o voto. Sem caráter deliberativo, o pleito apenas legitimará a presença do reitor Marcus Vinicius David e da vice-reitora Girlene Silva, integrantes de chapa única, entre os três candidatos da lista tríplice a ser enviada para o Ministério da Educação (MEC). A consulta eleitoral estará aberta até às 17h, nesta quarta, em unidades acadêmicas com apenas dois turnos, e, até às 21h, em unidades com três.
Conforme a COCP, o número de professores, estudantes e TAEs aptos a voto chega a 26.249. Embora destaque a boa participação da comunidade acadêmica no primeiro dia, o presidente da comissão, Augusto Cerqueira, afirma que não há dados parciais do quórum. “Estive em alguns locais, mas tenho informações inexpressivas em relação ao total das unidades de ensino, então é difícil estimar um número global. Nas eleições passadas, por exemplo, também em cenários com chapa única, o comparecimento entre docentes e TAEs foi de 70%, e, entre discentes, de 30%.” Em razão da candidatura única, não há quórum mínimo para legitimar a chapa dos atuais reitores, conforme Cerqueira.
Na unidade Dom Bosco do Hospital Universitário, a consulta será das 7h às 17h; no Santa Catarina, por sua vez, das 6h às 20h. Já no Colégio de Aplicação João XXIII, os votos poderão ser realizados entre 8h e 21h. A estimativa de Cerqueira é que a contagem dos votos seja encerrada até às 4h de quinta-feira (10).
Lista tríplice
O Conselho Superior (Consu) instalou uma comissão composta por representantes docentes, discentes e técnico-administrativos para conduzir o processo de organização da lista tríplice. A UFJF tem até 60 dias de antecedência ao fim do atual mandato para encaminhar ao MEC a lista, ou seja, até, aproximadamente, fevereiro de 2020. Os demais candidatos serão escolhidos pelo próprio colegiado. São autorizados a compor as listas tríplices apenas professores integrantes da carreira de magistério superior, ocupantes dos cargos de professor titular, de professor associado 4, ou, então, que tenham título de doutor. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) será o responsável pela nomeação.