Provas dos módulos I e II do Pism são adiadas pela UFJF
Segundo universidade, medida visa ao reforço das ações de biossegurança em meio à pandemia; datas do módulo III estão mantidas
As provas dos módulos I e II do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) foram adiadas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A medida faz parte da decisão de dividir a aplicação das provas do programa neste ano em três momentos, para garantir que tanto estudantes, quanto os trabalhadores que participarão do processo tenham condições de segurança sanitária para realizarem a prova em meio à pandemia de Covid-19.
As datas das provas do módulo III do Pism serão mantidas e vão acontecer nos dias 27 e 28 de fevereiro. Os cartões de confirmação desse grupo de estudantes, com os locais de prova, estarão disponíveis a partir desta terça-feira (9). Já as provas do módulo II serão aplicadas nos dias 27 e 28 de março, e as do primeiro módulo, nos dias 24 e 25 de abril. As datas serão distintas, porque esse grupo reúne o maior número de participantes, que são 11.829 no Pism II e 14.192 no Pism I.
Conforme a UFJF, a decisão foi tomada na última sexta-feira (5), após análise do Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas sobre o Novo Coronavírus da universidade. O entendimento é o de que, desta forma, há condições para que os 8.015 inscritos no terceiro módulo possam realizar as provas em segurança, conforme os protocolos a serem seguidos pela organização.
O pró-reitor de Graduação da UFJF, Cassiano Caon Amorim, explica que a manutenção da data do Pism III se deu pela necessidade de promover a entrada de novos estudantes nos cursos e também porque as datas do Pism estão atreladas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). “O Inep, responsável pelo Enem, e o Ministério da Educação (MEC) nos deram até o início de abril para publicar as notas do Enem e do Sisu. Como a UFJF adota 50% das vagas pelo Sisu e 50% pelo Pism, precisamos ter a classificação de ambos em abril.”
No entanto, segundo Amorim, para que seja possível seguir rigorosamente os critérios de biossegurança, os dois outros módulos foram adiados para diminuir o número de candidatos por etapa. “Garantimos, dessa forma, que o Pism III seja mantido dentro do calendário para correções, prazos recursais e matrícula dos aprovados e classificados.”
A distância temporal entre as três datas foi pensada para que não ficasse distante do fim do período letivo de 2020. “Poderíamos ter problemas de acúmulo, porque quem vai fazer o Pism I, por exemplo, já poderia estar cursando as matérias do segundo ano, se a data fosse jogada muito mais para frente.” Ainda de acordo com o pró-reitor, foi levando em conta o intervalo de um mês, para o fechamento do ciclo da Covid-19, que tem duração de cerca de 21 dias e também para a organização interna da universidade. Ele ainda pontua que, assim como para os candidatos, é algo novo também para a instituição.
A mudança não vai interferir na distribuição dos candidatos nas cidades de aplicação do programa: Juiz de Fora, Muriaé, Governador Valadares, Petrópolis e Volta Redonda. A quantidade de salas em todas essas cidades já havia sido planejada considerando a pandemia. O Pism III conta com um total de 437 salas de aplicação, o que garante uma média de 18,3 candidatos para cada uma. Esse número pode variar de acordo com a cidade.
Expectativa de redução de 33% na circulação
Outra novidade desta edição do Pism é que a universidade está adotando um sistema de alocação de candidatos conforme o CEP cadastrado no ato da inscrição. “Um servidor da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) desenvolveu dentro da UFJF uma modelagem por meio da qual vamos conseguir alocar os candidatos em pontos mais próximos às suas moradias. Com isso, esperamos redução de 33% na circulação dos estudantes na cidade”, detalha o pró-reitor. Ainda de acordo com ele, ainda não será possível aplicar o método a totalidade de inscritos. “Mas é uma redução considerável e, neste momento, mais que em qualquer outro, essa medida será muito bem-vinda, porque precisamos diminuir a circulação de pessoas e as aglomerações.”
Protocolos de biossegurança
As orientações preliminares a respeito dos protocolos de segurança incluem a disponibilização de álcool gel nas salas e uso de máscaras, cobrindo nariz e boca, por candidatos e funcionários, durante toda a duração da prova. Os portões dos locais de aplicação serão abertos mais cedo, às 11h (horário de Brasília), para evitar aglomerações, com início das provas previsto para 13h.
As orientações sobre conhecer o local de aplicação da prova com antecedência, deslocamento prioritário por meios de transporte públicos e ir sozinho para a prova também são reiteradas pela UFJF. “A universidade vai continuar com os estacionamentos fechados, então, não haverá possibilidade de parar veículos no campus. Se possível, que o candidato não vá acompanhado, nem seja levado por pessoas que permaneçam nos locais de prova aguardando, porque gera uma aglomeração, independente da instituição em que o inscrito vá fazer a prova”, encerra Amorim.