Radares são retirados da BR-040


Por Renata Brum

07/06/2013 às 06h00

Haste vazia no local onde havia um equipamento, no km 815, próximo ao pedágio de Simão Pereira

Haste vazia no local onde havia um equipamento, no km 815, próximo ao pedágio de Simão Pereira

Os onze radares implantados no início do ano na BR-040, no trecho privatizado entre o Rio de Janeiro e Juiz de Fora, já foram retirados. Usuários que estavam acostumados à presença dos redutores de velocidade, novamente, foram surpreendidos. Se no início do ano foram pegos de surpresa com os aparelhos, mesmo sem a confirmação sobre a emissão de notificações, agora, só encontram estruturas metálicas vazias. A assessoria de comunicação da Concer, concessionária que administra a rodovia, confirmou a retirada dos radares, mas não informou a motivação. Em janeiro, a informação repassada à Tribuna pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi de que os equipamentos fariam somente a coleta de dados com a finalidade de detectar pontos críticos e medir a velocidade dos veículos que trafegam pela rodovia, porém, os mesmos não iriam emitir multas aos usuários. A agência divulgou também que caso o levantamento confirmasse a necessidade dos radares, o processo de multas ficaria a cargo da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Mas, contatada nesta quinta-feira (06) a assessoria da ANTT não se pronunciou sobre a retirada dos equipamentos.

Enquanto isso, acidentes graves continuam a acontecer por todo o segmento privatizado, por onde circulam mais de 45 mil veículos/dia. Somente na Serra de Petrópolis, entre 1º de maio e 1º de junho, foram registradas seis mortes, conforme levantamento realizado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALRJ), que acionou recentemente o Ministério Público Federal sobre o descumprimento do contrato de administração da via. Entre as cláusulas está a não instalação radares, previstos desde o início da concessão, em 1º de março de 1996.

"A situação na BR-040 é cada vez mais crítica. Entre os dias 1º de maio e 1º de junho houve seis mortes, uma delas em uma explosão de um caminhão tanque, e isso somente na serra. A média semestral de acidentes com veículos de carga chega a 500, num trecho de 40 quilômetros somando as pistas de subida e descida. Temos a certeza que controladores de velocidade, medidas previstas no Plano Rodovia Inteligente, que deveria ter sido aplicado em 2003, reduziriam drasticamente estas estatísticas. Os radares chegaram a ser instalados no início deste ano, ficaram meses cobertos por lonas pretas, segundo a concessionária, à espera de aferição do Inmetro, e agora sumiram. A empresa que opera a estrada não dá qualquer satisfação à sociedade, aos usuários. A estrada continua sem manutenção, sem iluminação e sem possibilidade de comunicação dos usuários por meio de telefones de emergência que nunca foram instalados", dispara o deputado estadual, Bernardo Rossi (PMDB).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.