Cidade permanece sem serviço de manutenção da iluminação pública

Promessa da Prefeitura é resolver problema ainda este mês e voltar a atender solicitações como lâmpadas queimadas ou defeituosas; Demanda não atendida passa de duas mil


Por Gabriel Silva, estagiário sob supervisão do editor Eduardo Valente

07/04/2020 às 11h56- Atualizada 07/04/2020 às 11h57

O serviço de manutenção da iluminação pública em Juiz de Fora deverá ser retomado neste mês, após mais de 60 dias travado. É o que projeta a Secretaria de Obras da Prefeitura de Juiz de Fora (SO/PJF) ao ser questionada pela reportagem da Tribuna. Desde o último dia 6 de fevereiro, encerrou o contrato com a empresa anteriormente responsável por serviços como a troca de lâmpadas em postes, deixando vaga a função. Um processo licitatório tramita desde novembro último e chegou a sua fase final, mas, até a conclusão da burocracia, a população segue sem ser atendida.

De acordo com a SO, o pregão eletrônico 369/2019 chegou ao estágio de assinatura do contrato, o último antes da efetivação da função, que será de responsabilidade da Construtora Siqueira Cardoso Eireli (CSC), vencedora do certame pelo valor global de R$ 1.384.999,80. “A previsão é de que a empresa assuma suas funções neste mês”, afirma, em nota, a pasta municipal. Entretanto, ainda conforme a secretaria, o processo e o início dos serviços serão impactados pelo novo coronavírus “pois a empresa não é de Juiz de Fora e terá que haver deslocamentos, além de adotar todas as medidas de precaução. Mesmo o trabalho sendo realizado na rua, há sempre possibilidades de contato com outras pessoas”.

Mais de duas mil solicitações não atendidas

O pregão vinha se arrastando desde novembro de 2019, com previsão de conclusão ainda durante o fim do ano passado. No entanto, o processo esbarrou em prazos recursais e consecutivas inserções de recursos pelas empresas derrotadas no certame. Dessa forma, a Selt Engenharia, empresa então gestora do serviço, adicionou dois meses ao contrato acordado anteriormente com o município, encerrando a atuação no último dia 6 de fevereiro.

Desde então, a demanda pela manutenção de pontos de iluminação pública permaneceu pendente em Juiz de Fora. Conforme informações da SO, a Prefeitura recebeu, até o momento, cerca de duas mil solicitações de manutenção da iluminação pública, ou seja, lâmpadas acesas de dia, apagadas à noite ou intermitentes. De acordo com a pasta, todas as solicitações enviadas pela população são cadastradas para serem resolvidas quando a empresa contratada assumir o posto.

Conforme a SO, os pedidos devem ser feitos pelo “Fale com a Prefeitura” ou pelo aplicativo Colab. É preciso informar o número da plaqueta fixada no braço de luz do poste ou o nome da rua, número de referência e bairro. O atendimento pelo 0800 não está funcionando no momento, devido às adaptações impostas pelo combate ao novo coronavírus.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.