Vacinação contra a gripe começa na quarta-feira

Inicialmente, imunização estará disponível apenas para crianças e gestantes; datas são diferentes para grupos que compõem público alvo


Por Carolina Leonel

07/04/2019 às 07h00

Tem início na próxima quarta-feira (10), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, o vírus da gripe. Para este ano, segundo nova preconização do Ministério da Saúde, crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias também farão parte do público-alvo a ser vacinado. Em 2018, apenas crianças com até 5 anos incompletos podiam ser vacinadas. Também deverão ser imunizados idosos, gestantes, puérperas – mulheres com até 45 dias pós-parto -, trabalhadores da saúde, doentes crônicos, professores das redes pública e privada, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Em Juiz de Fora, este público representa 168.873 mil pessoas, e a meta é vacinar 90% deste total.

A campanha acontece até 31 de maio, e o Dia D será no dia 4 de maio, sábado. Neste ano, é preciso ficar atento para os momentos específicos para a vacinação de cada grupo. No período de 10 a 19 de abril, a vacina será aplicada somente nas crianças e nas gestantes. Segundo a supervisora do setor de imunização da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS), Marcilene Chaves, a “intenção do Ministério da Saúde é aproveitar este momento para atualizar a caderneta de vacinação destas crianças, de acordo com a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação”.

A segunda fase da campanha tem início no dia 22 de abril e vai até 31 de maio. É neste segundo momento que os idosos começarão a ser vacinados. Em Juiz de Fora, eles representam mais de 70 mil pessoas. Todos os outros grupos prioritários serão vacinados nesta fase, inclusive crianças e gestantes, que foram prioritárias na primeira fase, mas poderão se vacinar até o fim da campanha.

Imunização

A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos do Influenza: H1N1, H3N2 e Influenza B. Durante a campanha, o público-alvo deve procurar as 63 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30. Outra opção é o PAM-Marechal, onde as doses serão aplicadas no 3º andar, entre 8h e 16h30. A unidade, no entanto, não vai imunizar idosos.
No caso das crianças e gestantes, é possível procurar também o Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente, na Rua São Sebastião 722, Centro, de segunda a sexta, entre 8h e 15h30. Já os idosos podem receber a dose no Departamento de Saúde do Idoso, na Rua Batista de Oliveira 943, Centro, de segunda a sexta, entre 8h e 15h30.

Os responsáveis por pessoas acamadas que residem em bairro com cobertura de UBS deverão fazer o agendamento da aplicação da vacina na própria unidade referência. Os que residem em área descoberta de unidade de saúde deverão ter o agendamento feito junto ao setor de imunização, por meio do telefone 3214-4180.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.