Dia D de combate à dengue ocorre em quatro bairros neste sábado

Segundo a PJF, a iniciativa já recolheu cerca de 75,54 toneladas de materiais que acumulam água, para diminuir a proliferação do vetor da dengue


Por Nathália Elis Fontes*

07/03/2024 às 11h43- Atualizada 07/03/2024 às 16h34

dengue mutirao zonanordeste
Caminhão recolhendo os materiais no mutirão contra a dengue (Foto: Divulgação/ PJF)

Neste sábado (9), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) vai realizar o Dia D de enfrentamento à dengue, zika e chikungunya nos bairros Dom Bosco, Santa Cecília, Democrata e Jardim Glória. O objetivo é eliminar objetos que podem acumular água parada e que, portanto, contribuem com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças. 

Os moradores podem deixar na porta de suas residências objetos como latas, recipientes plásticos, garrafas, pneus, pias e sucatas. Os caminhões e equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) vão realizar o recolhimento dos materiais entre 8h e 14h. É preciso que os moradores deixem os objetos na rua apenas na data escolhida para a retirada do Demlurb. A PJF ressalta também que não faz parte da ação o recolhimento de resíduos como móveis antigos, restos de obra, madeira e outros.

Ainda de acordo com a Administração municipal, as equipes do Boniteza se reúnem semanalmente para vistoriar os bairros da cidade, realizar visitas domiciliares, notificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e realizar o recolhimento de entulhos. A ação destaca a importância das visitas domiciliares como parte do tratamento focal, já que a maioria dos focos do mosquito se encontram dentro dos imóveis.

Desde que a iniciativa começou, em fevereiro, foram recolhidas cerca de 75,54 toneladas de materiais que acumulam água, segundo a PJF. Foram visitadas também 2.460 residências. A ação já passou nos bairros Linhares, Milho Branco, Filgueiras, Grama, Granjas Bethânia, Granjas Triunfo, Parque Guarani, Vila dos Sonhos e Vila Montanhesa.

Como denunciar focos de dengue? 

A população pode realizar denúncias anônimas sobre locais de focos do mosquito da dengue, o Aedes aegypti, em Juiz de Fora através do site JF Contra o Aedes

As denúncias também podem ser feitas pelo WhatsApp, no número (32) 98432-4608, ou pelo e-mail [email protected]. Além disso, qualquer um dos 11 postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) recebem essas reclamações.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.