Equipe de aerodesign da UFJF arrecada fundos para competição internacional

Competição será realizada na Flórida, entre os dias 8 e 10 de março; MicroRaptor é tricampeã na competição nacional da Embraer


Por Andreza Araújo

07/03/2024 às 07h00- Atualizada 07/03/2024 às 08h22

arquivo pessoal
“A experiência é extremamente rica para os membros e se torna um marco em nossas vidas. Poder representar o país em uma competição internacional de engenharia é um orgulho  para nós” (Foto: Arquivo pessoal)

A equipe de aerodesign MicroRaptor, da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), participará do Campeonato Mundial SAE Aero Design East 2024, em Lakeland, Flórida (EUA), entre os dias 8 e 10 de março. Para custear a viagem internacional e os materiais utilizados na construção do projeto aeronáutico, os membros recorrem a vaquinhas on-line, rifas, vendas de doces e, também, arrecadação em dinheiro na porta da UFJF.

O grupo se classificou, pela terceira vez, para o campeonato internacional ao conquistar o primeiro lugar na competição brasileira SAE Aerodesign de 2023, na qual já é tricampeão da categoria micro. Ano passado, a MicroRaptor chegou a competir internacionalmente, ficando em oitavo lugar.

A preparação, segundo Arthur Lacerda Filho, 23 anos, um dos integrantes da equipe, começou logo após a vitória nacional. Os trabalhos no projeto foram iniciados em dezembro, e três aviões foram fabricados para a competição e três protótipos para testes.

“Hoje acreditamos que fizemos um bom projeto, que possui capacidade de ser competitivo e alcançar o pódio, a equipe trabalhou bastante. A experiência é extremamente rica para os membros e se torna um marco em nossas vidas. Poder representar o país em uma competição internacional de engenharia é um orgulho para nós”, destaca Arthur.

Interessados em contribuir com o projeto pode fazer a doação por meio da chave Pix: [email protected] ou acessando a vaquinha no link neste link.

Campeonato mundial

SAE Aero Design East é uma competição que recebe equipes do mundo todo, representando diferentes universidades. Neste ano, os participantes têm a missão de criar um projeto aeronáutico, de pequeno porte, que transporte uma carga líquida. Os aviões radiocontrolados são feitos desde o início, de acordo com a missão proposta pela SAE, organizadora do evento.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.