Bancos são fechados em Juiz de Fora após funcionários contraírem Covid-19
Agências do Bradesco localizadas na Rua Halfeld e no Largo do Riachuelo, e do Itaú, na Rua São Mateus, tiveram funcionamento interrompido
Duas agências do Bradesco e uma do Itaú foram fechadas nesta sexta-feira (6), em Juiz de Fora, após funcionários terem diagnóstico confirmado para Covid-19. De acordo com o Sindicato dos Bancários da Zona da Mata (Sintraf-JF), duas bancárias foram infectadas pelo coronavírus na unidade do Bradesco na Rua Halfeld, e uma no Largo do Riachuelo, ambas na região central. Outro funcionário da agência do Banco Itaú na Rua São Mateus, bairro homônimo, também teve o resultado positivo para a doença. Eles ficarão afastados por 14 dias.
Ainda conforme a categoria, seguindo os protocolos de segurança e saúde, as unidades devem passar por sanitização e permanecerem sem atendimento externo até a próxima semana. A previsão do sindicato é que o funcionamento seja retomado na próxima terça-feira (10). Os demais funcionários também devem realizar exames para verificar se foram contaminados.
Desde o início da pandemia, em março, o Sintraf-JF acompanha os casos de contaminação entre os bancários. No conhecimento da categoria, cerca de 50 funcionários de bancos foram infectados em Juiz de Fora.
LEIA MAIS
Flexibilização dos protocolos nos bancos
De acordo com a diretora de Saúde e Condições de Trabalho do Sintraf-JF, Taiomara Neto de Paula, a confirmação do diagnóstico do bancário da agência no Largo do Riachuelo foi dada nesta quinta (5) à noite, entretanto, alguns funcionários ainda foram trabalhar na manhã de hoje. “Antes, não era dessa forma. Assim que ficavam sabendo [do teste positivo], já fechavam para ninguém entrar”, diz.
A representante explica que a categoria está tentando negociar melhores condições de trabalho com os bancos. Isto porque teria ocorrido uma flexibilização nos protocolos de atendimento, como ampliação do horário de trabalho, o que traz mais riscos aos funcionários. “Estão banalizando um pouco a questão da Covid e é uma coisa muito séria, os casos em Juiz de Fora têm aumentado” aponta Taiomara. “Essa denúncia é muito importante para a população entender que, em uma agência bancária, a propagação de vírus é muito grande.”
Segundo a diretora do Sintraf-JF, por conta do alto número de clientes e das filas para acesso às agências, a categoria reforça o pedido pela preferência de atendimento pelos canais eletrônicos, a fim de minimizar os riscos de contaminação.
Agências vão passar por higienização
O Bradesco informou que as duas agências foram fechadas para sanitização devido a funcionários estarem com Covid-19. Segundo a instituição, a reabertura de ambas está prevista para a próxima segunda-feira (09). Contudo, a sanitização deve ocorrer, neste sábado, às 8h. O Bradesco destaca que o autoatendimento será reaberto 12 horas após o procedimento para utilização dos clientes.
De acordo com o Itaú, sua agência foi fechada, temporariamente, por suspeita de Covid-19, o que levou ao afastamento todos os funcionários da unidade de suas funções por período temporário. Conforme o Banco, a agência foi fechada para higienização, seguindo todos os protocolos de limpeza e o uso de antissépticos adequados. Os caixas eletrônicos continuam funcionamento, normalmente, inclusive para depósitos. Clientes que necessitarem de atendimento presencial poderão se redirecionar às agências 0352, 3163 ou 8192, na mesma região.
O Itaú reforça, contudo, a orientação para que os clientes usem os canais digitais para efetuar operações que podem ser realizadas por meio deles, como pagamento de títulos e boletos, contratação de crédito, solicitação de segunda via de cartão e outros serviços disponíveis em https://www.itau.com.br/coronavirus/.
Febraban diz que medidas estão sendo adotadas para proteção de trabalhadores
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou medidas adotadas pelos bancos em comum acordo com as entidades sindicais para proteger os trabalhadores do setor. Entre elas, a ampliação em uma hora do horário de atendimento, deste a última terça-feira. Conforme a Febraban, de forma geral, os bancos funcionam das 9h às 10h para atendimento de clientes preferenciais (idosos, gestantes, etc) e das 10h às 15h para atendimento do público em geral. A Caixa Econômica Federal está com o horário de atendimento das 8h às 13h em função do pagamentos do auxilio emergencial.
Ainda destacou que, desde o início da pandemia, houve implementação de medidas de proteção e prevenção nos ambientes de trabalho, incluindo a divulgação de orientações ou protocolos; incentivo ao distanciamento social; criação de procedimentos com relação aos casos suspeitos e confirmados de Covid-19 e para aqueles que tiverem contato com pessoas doentes; elaboração de etiqueta respiratória e de higienização das mãos; intensificação das rotinas de limpeza e desinfecção dos ambientes de trabalho e melhoria na ventilação desses locais; proteção aos grupos de risco e distribuição de equipamentos de proteção individual (EPI) como máscaras e viseiras.