Nova ETE de Juiz de Fora terá recurso federal


Por Tribuna

06/11/2014 às 07h00

O primeiro ano de operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, em construção nas Granjas Bethel, região Nordeste, previsto para ser inaugurado em julho de 2015, terá um aporte de R$ 3,318 milhões. O recurso será disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA) a partir do Programa Despoluição de Bacias Hidrográficas. Neste ano, 11 municípios foram beneficiados, totalizando R$ 27 milhões. Juiz de Fora foi a segunda colocada no ranking, perdendo apenas para a ETE de Timóteo, no Vale do Rio Doce.

Conforme o assessor de planejamento da Cesama, Mário de Araújo Porto Filho, para pleitear o recurso, foi necessário preencher uma série de relatórios que mostra, entre outros fatores, qual a projeção de esgoto a ser tratada no município. O valor deverá ser disponibilizado em 12 parcelas desde que as metas estabelecidas sejam alcançadas.

Mário garantiu que o recurso é uma contribuição a mais, mas ele não soube estimar se é suficiente para custear toda a operação, já que ainda serão avaliados custos de energia elétrica, manutenção e de pessoal. Conforme projeção da Cesama, a nova ETE terá capacidade para receber 850 litros de dejetos por segundo e será responsável por cerca de 70% do esgoto hoje despejado no Rio Paraibuna.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.