Em mais um dia de muito calor, chuva volta a JF

Pancadas, granizo e vendaval atingiram algumas regiões da cidade; clima continuará instável nesta quarta


Por Carolina Leonel

06/10/2020 às 18h25

central 2
Foto: Fernando Priamo

Juiz de Fora viveu mais um dia de muito calor. Contrariando a máxima de 28 graus prevista para esta terça-feira (6), os termômetros voltaram a registrar temperaturas acima dos 30 graus. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), às 16h, a temperatura chegou aos 34 graus em termômetros instalados no Campus da UFJF. A mínima, de 19 graus, foi registrada por volta das 6h. Apesar disso, após mais de dez dias de estiagem, fortes pancadas de chuva atingiram algumas regiões da cidade, contribuindo para um fim de tarde mais fresco. A possibilidade de precipitação em pontos isolados de Juiz de Fora já era prevista.

Na Região Norte, a chuva veio acompanhada de queda de granizo em bairros como Nova Era e Barbosa Lage e provocou vendaval, com quedas de árvores, em um condomínio em Benfica. Conforme a Defesa Civil, no entanto, até o fim da tarde desta terça, não havia nenhuma ocorrência registrada pela pasta. Ainda conforme o Inmet, as rajadas chegaram a 45km/h durante a tarde.

Segundo os pluviômetros do Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), os índices pluviométricos indicam o maior volume de chuva no Bairro Milho Branco, com quase 5 milímetros. Os demais pontos registraram índices de apenas 1 e 2 milímetros.

Mais calor

Nesta quarta-feira, as condições meteorológicas deverão continuar instáveis, ainda conforme o Inmet, e irão favorecer novas pancadas de chuva isoladas, típicas da primavera, em toda a Zona da Mata mineira, incluindo Juiz de Fora. A estimativa é de que os termômetros também sigam com marcações semelhantes às verificadas nesta terça. No decorrer do dia, a oscilação deverá ser entre 19 graus e máxima de até 35 graus.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.