Distrito de Santos Dumont tem uma morte


Por Eduardo Valente

06/02/2013 às 10h51

Por lá, choveu 200 milímetros em menos de 24 horas

Por lá, choveu 200 milímetros em menos de 24 horas

 Atualizada às 20h42

A forte chuva que atingiu a região na noite de terça-feira (5) resultou em uma morte no distrito de Conceição do Formoso, pertencente a Santos Dumont, distante 60 quilômetros de Juiz de Fora. Maria José das Chagas, 79 anos, foi encontrada sem vida depois que um barranco desmoronou e destruiu a casa onde ela vivia com o marido, 84. Ele, que é deficiente físico e se locomove apenas com auxílio de cadeira de rodas, foi encontrado em meio aos escombros cerca de duas horas após o acidente, ocorrido por volta das 21h. A vítima foi encaminhada para a Santa Casa de Santos Dumont, com pequenas escoriações, e teve alta na tarde desta quarta-feira (6). Vinte pessoas estão desalojadas na localidade, onde choveu um acumulado de 200 milímetros em menos de 24 horas. A quantidade é quase equivalente aos 217 milímetros esperados para todo o mês de fevereiro em Juiz de Fora.

A residência atingida fica na Rua Trajano Calderano. Nesta área, 12 imóveis foram prejudicados com a movimentação da terra, sendo seis totalmente destruídos. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que tem uma equipe no local prestando orientações, ainda iria avaliar cada situação. No entanto, informações preliminares do órgão dão conta de que pelo menos seis moradias estariam condenadas.

O aposentado José Belmiro, 66, mora na parte alta da via onde ocorreu a tragédia e teme pela queda da estrutura. Ontem pela manhã, ele esteve no local para retirar seus pertences. "Estou com medo de continuar ali e acontecer o pior. Foi uma chuva forte, com mais de duas horas de duração." Entre o morro que desabou e a rua havia um campo de futebol. Segundo a comunidade, o campo era todo gramado. No entanto, nesta quarta, a área estava coberta  de lama, o suficiente para cobrir a perna de um adulto até o joelho. "Começou com fortes estrondos, e as casas foram caindo aos poucos. Foi desesperador", disse a dona de casa Denise Soares da Silva, 50, moradora de uma das residências já condenadas.

De acordo com o capitão Sandro Heleno Gomes Ferreira, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, a equipe, composta por três profissionais, ficará no distrito durante os próximos dias. O objetivo é apoiar na reorganização da localidade e avaliar outros imóveis em áreas de risco. "Vamos realizar uma força-tarefa, com apoio da Prefeitura, para iniciar os trabalhos o quanto antes. Nos próximos dias, demandas surgirão. Trabalharemos para evitar novos desastres, principalmente porque há expectativa de mais chuvas", alertou.

 

Estrada

A estrada vicinal de 32 quilômetros que liga Santos Dumont a Conceição do Formoso estava com trechos críticos durante o dia, principalmente por pequenos desmoronamentos de terra e acúmulo de lama na via. Na chegada da localidade, carros pequenos e veículos pesados não conseguiam passar. Quem chegava precisava concluir a pé o trajeto de aproximadamente um quilômetro até a primeira rua.

Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura de Santos Dumont, servidores públicos permaneceram no local durante todo o dia para amenizar os estragos. Além deles, participaram, nas primeiras horas, equipes dos Bombeiros Voluntários da cidade, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora. O governador Antônio Anastasia prestou solidariedade e colocou a estrutura do Governo à disposição do município. 

O corpo da idosa morta durante o desastre foi liberado para parentes na tarde de ontem e seria velado na Igreja Católica de Conceição do Formoso.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.